ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 28 de setembro de 2013

DOIS IRMÃOS é atração de hoje do Cinema Comentado

FILME ARGENTINO FECHA
MOSTRA “PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL”

            No sábado, dia 28/09, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam DOIS IRMÃOS (2010), dirigido por  Daniel Burman. Susana é egocêntrica e valoriza o próprio sucesso acima de tudo. Por esse motivo, deixou exclusivamente a cargo do irmão Marcos a tarefa de cuidar da mãe. Quando esta morre, Marcos se vê solteiro aos 64 anos e sem grandes realizações profissionais. Ao ser expulso do apartamento e obrigado a sair de Buenos Aires, ele vai buscar asilo em um resort no Uruguai. Lá, ingressa em um grupo de teatro, desenvolve amizades e recupera a vontade de viver. Mas as notícias de seu progresso desagradam a irmã.
            Um dos mais festejados cineastas argentinos da nova safra, Daniel Burman (o mesmo de “O Abraço Partido“, “As Leis de Família“ e “Ninho Vazio“) novamente volta as suas lentes para o tema que domina: as relações humanas. Se em seus primeiros trabalhos é marcante sua preocupação em radiografar as relações entre pais e filhos, aqui ele prefere dissecar uma conturbada relação entre irmãos. Burman constrói um belo e dolorido painel sobre as relações de poder, dominação e triste interdependência que nascem e crescem dentro dos ambientes familiares. 
            DOIS IRMÃOS usa o humor para equilibrar o tom dramático da narrativa. Numa das cenas mais divertidas, os protagonistas encontram um jeitinho de entrar numa festa da embaixada brasileira e saem de lá embolsando frutas e canapés. O diretor, aos 37 anos, revela a sua maturidade com a experiência dos veteranos. Seu registro vai dos buracos financeiros à redescoberta dos prazeres profissionais e afetivos - enquanto ela joga charme para um vizinho grisalho, ele entra para uma trupe de teatro.
            Sobre DOIS IRMÃOS, o crítico Celso Sabadin afirma: “É o cinema argentino visitando outra vez os temas da solidão, da melancolia e da incomunicabilidade, tão queridos à cultura daquele país. E, para isso, não precisa mais do que um roteiro sólido, uma direção segura e - como sempre - belíssimos atores. Pode parecer pouco, mas não é. Afinal, mais do que qualquer efeito especial, são o roteiro a direção e as atuações o verdadeiro tripé que constroi o bom cinema, E já faz um bom tempo que nuestros hermanos (re)descobriram isso”.
             O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.
            Acompanhe as ações e novidades do Cinema Comentado Cineclube no site www.cinecomentado.com

PRÓXIMAS ATRAÇÕES - MOSTRA NUEVA MIRADA - PARTE 1***
05/10 - Programa Curtas 1 (88min)
12/10 - Programa Curtas 3 (62min) & Programa Curtas 4 (57min)
19/10 - "O Rei Siri" (2008), dir: Somaratne Dissanayake (88min)
26/10 - "Toni, o Garimpeiro (2007), dir: Norbert Lechner (89min)

*** Programação especial direcionado ao público infanto-juvenil.

Nenhum comentário: