ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

História da Classe Operária no Brasil: Gestação e Nascimento - de 1500 a 1888

Livro “História da Classe Operária no Brasil: Gestação e Nascimento - de 1500 a 1888”, 1º Caderno

Apresentação

Amigos,

O que animou bastante a equipe encarregada de elaborar o presente trabalho foi o fato de saber que ele estava sendo esperado por vocês. Dizendo “por vocês”, a gente quer dizer os muitos companheiros trabalhadores, jovens e adultos das diversas regiões do Brasil, de Porto Alegre a Manaus.

Cada vez que se falava, entre nós, da publicação próxima duma história da classe operária, notava-se o despertar de um vivo e, mesmo, de um entusiasta interesse.

O fato é animador e significativo.

Ele é a prova de que nós acreditamos na existência duma classe operária no Brasil e queremos sempre mais nos comprometer com ela, solidários e convencidos de que a classe de hoje é a mesma de ontem.

É a participação na luta com os companheiros que nos permite descobrir o valor dessa classe que vai caminhando, às vezes heroicamente, para a sua libertação.

Queremos conhecer tudo dela, não só o presente como também o passado.

Saber quando e como ela nasceu, como se desenvolveu, como lutou.

Queremos conhecer a sua história.

Não por curiosidade intelectual, certo, mas por exigência da luta de hoje, a fim de que possamos entrar corretamente no curso da vida e da ação operária.

Queremos saber como foram enfrentados, no passado, os desafios da realidade.

A experiência já nos convenceu de que nada nos foi dado de mão beijada, mas que tudo (o pouco que temos) foi o prêmio de uma conquista.

São, sobretudo, esses esforços, esses sofrimentos e essas alegrias que nós queremos conhecer, conscientes de que a história da classe operária foi feita e continua sendo feita pelos próprios trabalhadores.

Este pequeno trabalho quer ser, pois, um subsídio para responder aos nossos anseios. Aí está, portanto, o primeiro caderno da história da classe operária do Brasil, fruto do nosso esforço e da colaboração de amigos que caminham conosco na mesma direção.

O caderno presente trata da situação do trabalho no tempo da Colônia e da primeira etapa da classe operária, isto é, da sua gestação e nascimento.

Consagraremos um caderno a cada etapa da história da classe. A soma de todos os cadernos dará lugar a uma publicação mais completa e definitiva.

Este caderno pode e deve ser melhorado.

Leiam, estudem e nos comuniquem as suas críticas, sugestões e conhecimentos. É assim que ele se tornará sempre mais o livro dos trabalhadores, o nosso livro.  

Deixemos que o texto suscite perguntas em nós.

Comparemos as condições, os acontecimentos e ações do passado com a realidade de hoje e a nossa própria ação.

Estamos escrevendo a história da classe, neste livro, mas estamos, sobretudo, escrevendo-a no concreto da nossa vida e do nosso engajamento.

Tenhamos a ambição de “fazer a história” operária da nossa época.

Se este livro contribuir para firmar em nós essa determinação, então, valeu a pena o nosso trabalho.

Atenciosamente, 

A Direção

CONTATO: pascac25@hotmail.com

1 - A História da Classe Operária no Brasil

Queremos conhecer a história da Classe Operária no Brasil. Queremos saber como nasceu, por que nasceu, como cresceu, como foram enfrentadas as dificuldades, como foram criadas novas maneiras de lutar por seus direitos. Para isso, fomos procurar informações desde o início da história do Brasil.

A primeira coisa que descobrimos foi que a história que está contada nos livros que a gente estuda na escola não diz toda a verdade. Muitas vezes, os livros da escola escondem coisas importantes e contam a história conforme a opinião dos portugueses, dos brancos, dos ricos, dos poderosos, desvalorizando as coisas, o trabalho e as lutas dos índios, dos negros escravos, dos pobres, dos explorados, dos camponeses, dos operários, enfim, do povo brasileiro.

Procurando os traços da Classe Operária na História do Brasil, descobrimos que, de 1500 a 1850, durante 350 anos, quase não havia ainda operários no Brasil, não havia uma Classe Operária.


Trabalhadores sempre houve sim, mas não formavam uma Classe Operária. Podemos conhecer a história do Brasil desde o ano 1500, quando aqui chegaram os primeiros portugueses. Antes de 1500 eram apenas os indígenas que viviam nas terras do Brasil e pouca coisa se sabe a respeito dessa época. Mas sabe-se que as tribos indígenas viviam especialmente da caça e da pesca, e dos frutos nas florestas que cobriam todo o litoral brasileiro. Os índios também já tinham desenvolvido sua agricultura e seu artesanato. Plantavam mandioca, milho, feijão, amendoim, batata-doce, cará, abóbora, algodão, caju, mamão, mate e guaraná. Fabricavam objetos de cerâmica, madeira, palha de palmeiras e algodão, de peles de animais e plumas. 

Então chegaram os portugueses...

Nenhum comentário: