ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 23 de dezembro de 2017

O que é o Sindicalismo Classista

O que é o Sindicalismo Classista

Quando o sindicato serve aos trabalhadores

Jornal dos Jornais
Caderno Especial Nº 4
__________________________________________________

QUANDO UM SINDICATO É CLASSISTA

1.  QUANDO RECONHECE QUE HÁ INTERESSES OPOSTOS ENTRE A CLASSE OPERÁRIA E A CLASSE CAPITALISTA.
2.  QUANDO RECONHECE A NECESSIDADE DE QUE A CLASSE OPERÁRIA SE ORGANIZE E LUTE COM INDEPENDÊNCIA DE CLASSE.

AS CLASSES TÊM INTERESSES OPOSTOS

Este é o ponto de partida do classismo. Afirma que os capitalistas e os operários são duas classes que estão constantemente em luta porque seus interesses são contrários.

O sindicalismo pelego não reconhece essa grande diferença. Não reconhece que é impossível exigir igualdade entre os interesses da classe capitalista e os interesses da classe operária. O sindicalismo pelego sempre tratou e trata ainda hoje de juntar num mesmo saco patrões e operários.

Para vermos com mais clareza essa primeira característica do classismo, vamos fazer três perguntas que discutidas e respondidas nos ajudarão a entender melhor o que é o classismo:

A.  O QUE DIFERENCIA OS OPERÁRIOS DOS CAPITALISTAS?
B.  PORQUE A CLASSE OPERÁRIA LUTA CONTRA A CLASSE CAPITALISTA?
C.  COMO LUTA A CLASSE OPERÁRIA E COMO LUTA A CLASSE CAPITALISTA?

Para sermos mais claros, colocaremos numa coluna os capitalistas e em outra a classe operária e, dessa forma, vamos comparar a situação de cada classe e como elas se comportam.

CLASSE CAPITALISTA (BURGUESA):

1.  Os capitalistas são os proprietários dos meios de produção (as fábricas, as máquinas, as terras)
2.  Os capitalistas investem capital para obter lucros e comprar mão-de-obra (força de trabalho) por um salário
3.  Os capitalistas são donos das mercadorias que são produzidas nas fábricas e ficam com os lucros que elas rendem

CLASSE OPERÁRIA (PROLETARIADO)

1.  A classe operária não é proprietária de nenhum meio de produção
2.  A classe operária vende sua força de trabalho (suas energias, que é sua única propriedade) por um salário
3.  A mercadoria é produto do trabalho da classe operária, mas os operários não são donos dela e nem recebem os lucros que ela rende

Essas comparações nos ajudam a compreender as diferenças entre as classes. Essas diferenças são reais e verdadeiras. Por isso o sindicalismo classista parte desses fatos e é por isso também que o trabalhador não pode se descuidar deles.

Nesse ponto convém esclarecer algumas coisas.

Primeiro: a primeira coisa que tem que ficar bem claro é que as diferenças entre a classe capitalista e a classe operária não é essa explicação que nós vivemos ouvindo que diz que “os ricos são melhores e mais inteligentes” ou que “o pobre é pobre porque Deus quis assim”. NÃO! Os capitalistas dominam tudo porque eles são donos do capital (as máquinas, as fábricas, as terras e o dinheiro) e é isso que garante a eles a exploração do trabalho dos operários.

Segundo: Outra coisa importante é saber que, além da classe operária, existem outros trabalhadores que também são explorados. Por exemplo, dentro de uma fábrica existem os operários, mas tem também outros trabalhadores como o pessoal do escritório e os técnicos. Além disso, em nosso país, existem os camponeses, os trabalhadores rurais, os trabalhadores do comércio, os bancários, os motoristas de ônibus, os médicos, os estudantes, etc.

A classe operária deve saber, em cada momento da luta, quais os trabalhadores que estão realmente ao seu lado e quais os trabalhadores que estão do lado dos exploradores.

Terceiro: Todos os capitalistas, sejam eles donos de fábricas, donos de bancos, fazendeiros, todos estão unidos pelo mesmo interesse e querem ganhar cada vez mais lucros, através da exploração cada vez maior dos trabalhadores. Para a classe operária lutar contra os capitalistas precisa ter consciência de que todos os explorados do país estão na mesma situação.

Respondida a primeira questão, passemos à segunda:

B: POR QUE A CLASSE OPERÁRIA LUTA CONTRA A CLASSE CAPITALISTA?

Os patrões aceitam que existam diferenças entre eles e os operários, mas dizem que não existem interesses contrários. A verdade é que por terem interesses contrários é que a classe operária luta constantemente contra os capitalistas, isso é o que se chama de LUTA DE CLASSES.

Os capitalistas não querem reconhecer que existe a luta de classe, porque para eles a sociedade boa é essa que nós vivemos, onde só eles têm privilégios, só eles mandam. E é por isso que eles fazem de tudo para que os operários não tenham consciência de que os interesses da classe operária são diferentes dos interesses dos capitalistas.

Sem dúvida, a vida na fábrica, a luta no sindicato e as greves são oportunidades que os operários têm para entender o que que interessa aos patrões não interessa à classe operária. Os patrões querem continuar com a exploração e os operários querem acabar com qualquer tipo de exploração.

Todo operário com consciência compreende que não se pode melhorar a situação e nem acabar com a exploração, a não ser lutando contra os capitalistas. Por isso a LUTA DE CLASSES vai existir enquanto houver patrões.

Para demonstrar isso, vamos voltar a usar as duas colunas onde vocês poderão perceber algumas oposições entre patrões e operários.

CLASSE CAPITALISTA (BURGUESIA)

1)  Para aumentar seus lucros, os capitalistas tratam de baixar os custos de produção e para isso rebaixam os salários.
2)  Os capitalistas querem sempre aumentar a produção sem contratar mais gente, fazendo os operários trabalharem mais para aumentar a produtividade. Para isso, eles aumentam a velocidade das máquinas, compram máquinas mais sofisticadas ou simplesmente exigem mais horas de trabalho.
3)  Os capitalistas têm interesse em destruir ou enfraquecer o sindicato. Para isso, através do Ministério do Trabalho, usam de manobras nas eleições, intervém nos sindicatos, cassam dirigentes combativos. Nas campanhas salariais jogam a polícia em cima dos trabalhadores. Para os patrões e o governo o bom é deixar os sindicatos nas mãos dos pelegos.
4)  O capitalista luta para manter a exploração. Quer continuar sendo o dono dos meios de produção, continuar se apropriando daquilo que o operário produz e continuar organizando o país de acordo com o seu interesse.

CLASSE OPERÁRIA (PROLETARIADO)

1.  A classe operária luta constantemente para aumentar os seus salários e nisso se opõe aos capitalistas.
2.  A classe operária luta para defender sua força de trabalho, que é a sua única propriedade. Para isso, ela procura conseguir melhores condições de trabalho, redução das horas de trabalho, redução das horas de trabalho, assistência médica decente, salubridade nas fábricas, etc.
3.  A classe operária luta sem descanso para se unificar, para conseguir vitórias nas suas lutas, para garantir, fortalecer e organizar sindicatos que realmente lutem por seus interesses, ou seja, a classe operária luta para construir sindicatos classistas.
4.  A classe operária procura se conscientizar cada vez mais e se organizar para acabar com a exploração a que estão submetidos todos os trabalhadores.

O que foi dito até aqui permite reafirmar com maior fundamento que a classe operária e a classe capitalista são classes distintas, contrárias e que estão constantemente em luta.

Fica assim respondida a segunda questão. Agora já entendemos melhor porque a classe operária luta contra a classe capitalista. Vamos responder agora a terceira pergunta:

C.  COMO LUTA A CLASSE OPERÁRIA E COMO LUTA A CLASSE CAPITALISTA

Os operários e os capitalistas defendem cada um os seus interesses. Se participamos da luta sindical, principalmente durante as negociações salariais, vamos ver claramente o comportamento dos patrões e a luta que os sindicalistas e a classe levam para alcançar vitórias.

Vamos mais uma vez usar as colunas para dar diversos exemplos de como os operários e como os capitalistas estão organizados e lutam para defender os seus interesses.

CLASSE CAPITALISTA (BURGUESA)

1.  Os capitalistas se organizam em associações, sindicatos, federações e confederações, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), etc.
2.  O capitalista tenta subornar os trabalhadores mais combativos, que lutam dentro das fábricas para defender o interesse dos seus companheiros. Quando não consegue subornar com promoções, aumentos ou vantagens, ele simplesmente demite esses trabalhadores.
3.  Quando existe uma disputa entre patrões e operários, o Ministério do Trabalho sempre fica do lado dos patrões.
4.  Quase sempre as leis favorecem os capitalistas. Quando uma lei é contrária aos seus interesses, eles simplesmente passam por cima dela. Para isso, eles têm muito dinheiro, bons advogados e o governo a seu lado.   
5.  Os capitalistas, além do que já dissemos, têm também ao seu lado os meios de comunicação como a Rede Globo e os jornais da grande imprensa. Esses órgãos também são empresas capitalistas e só informam aquilo que interessa aos patrões. Esses meios de comunicação são usados para confundir os trabalhadores e impedir que eles tomem consciência de seus interesses.
6.  Nas greves, os capitalistas usam de todos os recursos que se dispõem: o Ministério do Trabalho, as leis, etc. Põem a polícia e o exército na rua para reprimir o trabalhador. Contam ainda com a grande imprensa, a TV e as rádios para defender os seus interesses e desmobilizar a classe operária.

CLASSE OPERÁRIA (PROLETARIADO)

1.  A classe operária também se organiza em grupos de fábrica, comissões de fábrica, interfábricas, sindicatos. Quando está unida e organizada nacionalmente cria centrais sindicais para melhor defender os seus interesses.
2.  Os trabalhadores mais combativos são apoiados pelos seus companheiros de fábrica. Para se defenderem dos patrões, os operários se organizam dentro das fábricas e no sindicato.
3.  A classe operária não pode contar com órgãos do governo, como o Ministério do Trabalho. A única forma dos operários garantirem vitórias é a sua organização e um sindicato classista.      
4.  Quase sempre as leis favorecem os capitalistas, mas, a classe operária, na sua luta, faz com que alguns de seus direitos sejam transformados em leis. Mas, muitas dessas leis, não são conhecidas e, por isso, não são aplicadas. O nosso esforço é fazer com que essas leis sejam conhecidas e aplicadas.   
5.  Quando a classe operária toma consciência, ela faz seus próprios jornais e, através deles, difunde as ideias do proletariado. Atualmente, existe a imprensa alternativa que também defende os interesses dos trabalhadores. A partir de abril de 1980, terroristas de Direita começam a incendiar bancas de jornal e ameaçar jornaleiros que vendem jornais alternativos como “Em Tempo”, “Movimento”, “Companheiro”, “Pasquim”, “O Repórter”, “Convergência Socialista”, “O Trabalho”, “Tribuna da Luta Operária” e muitos outros. [A Ditadura Militar Brasileira de Direita de 1º de abril de 1964 a 1985 se utilizou muito bem da mídia grande. Planejava atos de terrorismo para culpar a Esquerda. Esta não tinha outra opção, senão a luta revolucionária armada]. Mesmo assim, essa imprensa é pequena e pouco divulgada, sendo ainda de pouco ajuda para que a classe trabalhadora tome conhecimento das ideias classistas e de seus verdadeiros interesses.
6.  Para derrotar os capitalistas, a classe operária só pode contar com sua própria organização. Daí a importância dos grupos, comissões de fábrica, dos comandos de greve e do apoio dos outros trabalhadores  também explorados.    

Os fatos até aqui destacados permitem apreciar as táticas da classe patronal e a resposta da classe operária. Também podemos começar a explicar a situação de cada uma das partes e o poder que possuem.

Assim, podemos nos perguntar sobre os capitalistas: por acaso, eles se contentam em ter apenas uma empresa? Eles só querem o poder econômico?

A força da classe operária está na unidade pela base e em sua organização. Nós podemos dizer que, em nosso país, predominam as ideias classistas?

Se queremos avançar no sentido do classismo, devemos aprofundar essas ideias e resolver essas perguntas.

A classe operária tem que conhecer bem os seus interesses e lutar diariamente por eles.

Cada trabalhador tem que ter consciência de que o que está em jogo não é apenas o seu interesse pessoal, mas também a defesa de sua classe e de todos os trabalhadores explorados. O objetivo de sua luta é uma sociedade sem explorados e sem exploradores.

A INDEPENDÊNCIA DA CLASSE

A Independência da Classe é a segunda coisa mais importante do sindicalismo classista e pode ser resumida no seguinte:

Para que um sindicato seja realmente classista, é necessário que a Independência de Classe seja mantida a qualquer preço. Ou seja, a classe operária não pode de forma nenhuma conciliar com a classe capitalista, que é sua inimiga.

Apesar da importância da Independência de Classe, essa característica básica do sindicalismo classista é pouco conhecida e ainda menos praticada nos meios sindicais.

A - O QUE NOS EXIGE A INDEPENDÊNCIA DE CLASSE

1.  A classe operária não pode permitir que as suas reivindicações e o seu sindicato estejam a serviço dos capitalistas. Portanto, a classe operária perde sua independência quando:

Ø Quando reivindica melhores salários e os pelegos aceitam qualquer migalha;
Ø Quando alguns dirigentes sindicais não preparam bem as suas bases e não medem direito as suas forças, levando a luta ao fracasso. Quando uma luta fracassa, os capitalistas ficam mais fortes.

2.  A classe operária não pode esperar que outros organizem, lutem e resolvam os problemas de seu sindicato. Portanto, ela não pode entregar aos outros os trabalhos que ela mesma tem que fazer, pois, isso compromete a independência de sua classe.

Ø A classe operária não deve deixar a defesa de seus interesses só por conta dos dirigentes sindicais, esperando que a sabedoria do dirigente leve à vitória;
Ø A classe operária não deve pensar que existem patrões bonzinhos e gerentes “boa gente” e que eles vão solucionar os problemas de todos, sem demora e sem necessidade de pressões;
Ø A classe operária não deve esperar passivamente do Ministério do Trabalho ou de qualquer outro órgão do governo soluções favoráveis para suas negociações.

[Faltam páginas 16 e 17]

5.  Os dirigentes classistas e os trabalhadores tem que SABER DISTINGUIR ENTRE SEUS AMIGOS E SEUS INIMIGOS. Isto é, entre os grupos e as classes que podem ajudar a luta operária e os que apoiam a classe patronal. Quando conhece seus amigos e aliados, a classe operária deve UNIR-SE COM ELES, tratando de ser uma grande força que assegure triunfos para todos os explorados.     
6.  A unidade da classe operária e a unidade e a organização com os seus aliados responde a um grande objetivo e supõe A GRANDE TAREFA DE ACABAR COM A MISÉRIA E A EXPLORAÇÃO.

Para terminar, diremos que é tarefa dos classistas DIFUNDIR ESSAS IDEIAS no sindicato, no bairro, na fábrica, em todas as partes e em toda oportunidade. Tempos que semear o classismo, pois somente assim poderemos colher os frutos de UMA CLASSE OPERÁRIA ORGANIZADA COMO CLASSE, PODEROSA E COMBATIVA.
______________________________________________

Jornal dos Jornais, um jornal de recortes. Publica a síntese dos principais fatos ocorridos na semana veiculados pela grande imprensa e alternativa. Preço: R$ 2,00

A Nova CLT - reprodução de artigo publicado no Movimento sobre a proposta de reformulação das leis trabalhistas. Preço: R$ 5,00

Sobre as greves - reprodução de um artigo de Lenine sobre a questão da greve, publicado pelo jornal O Companheiro. Preço: R$ 3,00

Compare os programas dos partidos - reprodução de um resumo dos programas dos partidos PMDB, PTB, PT, PPB, publicado no jornal Movimento. Preço: R$ 5,00

Endereços para pedidos e correspondências:
Rua Francisco Leitão, 57
Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 625
Rua Vergueiro, 7.290

São Paulo - SP   

Nenhum comentário: