ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Patrocinada pelo maior país protestante do mundo, visita do papa João Paulo II a Nicarágua em 1983 causou dois feriados, ou seja, 740 mil dólares em horas não trabalhadas

Um de cada dois adultos participou dos atos públicos

Um de cada dois nicaraguenses participou dos atos públicos que se realizaram neste país com João Paulo II, em 4 de março passado.

Em tratores, camionetes, trens, ônibus, caminhões e veículos particulares, 810 mil nicaraguenses, a terça parte da população, chegaram até Leon e Manágua, coordenados por uma comissão composta de autoridades do Vaticano e civis.

De acordo com o informe fornecido por René Nuñes, secretário dessa entidade, desde a meia noite do dia três de março, 200 mil pessoas de diferentes regiões colocaram-se a caminho de Leon.

No dia seguinte, 3.507 veículos de diversos tipos, incluindo a quase totalidade do transporte coletivo urbano, transportaram quase 700 mil nicaraguenses até os arredores da Praça 19 de julho para assistirem à missa oficiada pelo papa. Segundo informações preliminares da comissão mista, o Estado gastou 10 milhões de córdobas (1 milhão de dólares) na mobilização de veículos, 2 milhões e 700 mil de córdobas (270 mil dólares) em propaganda e transmissões e 7 milhões e 400 mil de córdobas (740 mil dólares) em estimativa das horas não trabalhadas, pois se dispensou do trabalho meio dia de quinta e sexta-feira. Ainda não se calculou a estimativa na produção agrícola.

Também se gastaram 20 mil dólares no transporte aéreo do papa e seu séquito até Leon em dois helicópteros MI 8, um Alloutte e um Aviocar e outros 50 mil dólares na instalação do sistema de som.

No total, temos um gasto de 20 milhões e 800 mil de córdobas, equivalentes a 2.080.000 dólares.

De acordo com informações extra-oficiais, consumiu-se em 24 horas o combustível que o país consome em um mês.

Para manter a ordem, trabalharam 8.720 policiais e membros das Milícias Populares e para a segurança pessoal de João Paulo II foram destacadas 180 pessoas. A comissão também se encarregou do transporte de centenas de jornalistas estrangeiros, diplomatas e delegados dos partidos políticos nacionais.

Em resumo, cada uma das 12 horas que o papa esteve na Nicarágua significou mais de 173 mil dólares.


Fonte: Caderno de Educação Popular “A Igreja na Nicarágua Hoje: a versão sandinista sobre a visita do papa (julho de 1983)”

Nenhum comentário: