ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Sem pé, nem cabeça, mas com consciência social brilhante

POR Pabllo Vittar

Enquanto a nata empresarial do tráfico de drogas compra sua cara cocaína e cheira-a com champagne nos condomínios fechados, o operariado do mercado paralelo é mais fraterno e, mesmo assim, sabe ri com as imensas dores da vida. O traficante tem cinco passagens pela polícia. Apronta. Peita os seguranças que tiveram quitados pelo governo pimentécio corrupto os seus salários e proventos, enquanto professores e aposentados receberão apenas em abril de 2018 todas as esquartejadas parcelas salariais duramente pagas quando exerciam o seu ofício. E a hipócrita sociedade contemporânea capitalista dita democrática homenageia a professora que salvou as crianças do incêndio na escola infantil sucateada de Janaúba, no Norte de Minas Gerais.

O traficante estava armado: com uma faca. Mas foi ele o atingido. Está na Policlínica Alpheu Gonçalves de Quadros, lotada como sempre, sem equipamentos suficientes, com trabalhadores da saúde super-pressionados e impossibilitados de prestarem um serviço decente. A namorada de 17 anos espera o moço. Mulher crê no impossível. Por isso têm fé inabalável. Não é crença de templos religiosos ou doutrinários. É simplesmente fé. Diria São Paulo: acreditei, por isso falei. Espera, espera, espera. Nada do namorado chegar.

Ouve um senhor negro viciado em crack declamar seus problemas. “Quem vê cara não vê coração”. “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”, sabe de cor ditados populares passados de geração em geração, a nossa sabedoria milenar sertaneja, o aparente drogado bem vestido e de aparelho de telefone celular que diz ser um investigador, colaborador da “puliça” e que deseja salvar a sua família. Ama o seu netinho. “Família é sagrada”, declara raivosamente o homem possivelmente viciado em crack.


Não para de falar. Desabafa. O policial militar aparece de soslaio. Teme ser alvejado. Atende o celular e corre pelas ruas. A cada moto, carro e ambulância que sai das garagens e passa pela rua, ele pensa ser um indício de perigo. Está sem comer e sem beber água há dias. Só caminha. Largou o trabalho e sua bicicleta cargueira para procurar o que restou de sua família: seu neto, que já é aviãozinho do tráfico de drogas e cresce como nunca na vida. Já tem carro, casa, mulher gostosa e ouve funk no seu mais novo empreendimento: o condomínio fechado do Parque do Independência ou Morte.                

Nenhum comentário: