ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Pra onde foi a espontaneidade?

POR Bruna Gomes

O amor espontâneo nasce como de um passe de mágica. A gente começa a ter atitudes inconcebíveis para a razão cada vez mais científica e humana. A fé nos impulsiona. Temos força física para enfrentar exércitos, a exemplo da Santa Joana Darc. Não é uma fé baseada em preceitos religiosos. É uma fé real, tão real que nos surpreende a nós mesmos. O problema é ter fé na sociedade contemporânea capitalista. Esta tudo dilacera.

As relações sociais passam a ser mecantilizadas. Alimento-me não porque tenho fome, mas porque estou habituado a me alimentar exatamente naquele horário. Rico se alimenta para saciar a sua ansiedade. Pobre se alimenta para tentar saciar a sua imensa carência de fome. A rotina operacionalizada desgasta tanto que não há amor e fé que resistam. Só se esses sentimentos estejam também operacionalizados e mecânicos.  


Bruna Gomes é técnica em assistência social. Trabalha no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de Campo Grande, no Matogrosso. Escreve para desabafar, pois, considera que a literatura é melhor que a morte e a angústia na sociedade contemporânea capitalista.  

Nenhum comentário: