ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Praça pública

POR Breno Gonçalves

Você já foi a uma praça pública nestes tempos pós-modernos? Acredite, mas o amor verdadeiro está mais presente ali do que nos ambientes particulares e no dia-a-dia. Um jovem anda de skate. Escuta Bob Marley. A maresia está no ar. As pessoas conversam. Um casal de namorados se abraça e beija-se em plena praça pública. Um adolescente leva o pai com acidente vascular cerebral para passear. O patriarca relembra histórias municipais. Outro casal é levado pelo cachorro para tomar um ar menos impuro. Um outro indivíduo lê jornal. A cachorrada manca espalhada pela cidade sente o faro de restos de comida nas gramas da praça, antes que o calazar volte à tona. O amor está no ar na noite escura e solitária.

A maioria que está ali não liga se o dinheiro acabou. Sente apenas o clima bom e afetivo. A praça está de frente a um hospital. A todo instante, famílias passam por ali com o semblante de preocupação. Algumas quebram o protocolo e oferecem uma saudação de boa noite. Outras, engessadas na rotina maçante da sociedade contemporânea, simplesmente transitam... Mas o amor está no ar na praça pública na solidão do centro da cidade. Podem se beijar e se abraçar à vontade. O amor em público é muito mais bonito.     


Breno Gonçalves é terapeuta ocupacional. Exerce o ofício no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) no Belém, do Pará. 

Nenhum comentário: