ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

As vocações são fruto do testemunho cristão

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A sociedade atual está marcada pelo secularismo e por um individualismo muito grande. O mundo se desenvolve desordenadamente. A cada dia, as tecnologias são mais novas e inovadoras, mas isso não está fazendo com que a humanidade evolua para o bem. A cada dia que passa, a violência, a ganância, a corrupção, os vícios e a imoralidade campeiam por toda parte. O ser humano se sente acuado, com medo e fica isolado nos seus condomínios fechados, engaiolados por uma segurança sem medida.

Tudo isso não está dando paz e segurança para as pessoas, que se sentem inquietas e inseguras. O que está faltado na nossa sociedade e o que se pode mudar para que o ser humano se humanize? É a pergunta que todos fazem. Nós, cristãos, temos a resposta: quando o ser humano voltar para Deus e segui-Lo nos seus preceitos, ele encontrará sentido para a sua vida. A vocação do homem e da mulher é ser feliz e estar em comunhão com Deus que caminha na sua história e com todos os seres vivos, isto é, desde os vegetais, os animais terrestres, aquáticos, voadores, a terra e todo ser humano.

O ser humano sem Deus se barbariza e a sua atitude se torna hostil à outra pessoa, trazendo morte e desordem moral, política, psicossocial e religiosa. Nós precisamos de pessoas novas que atuem na sociedade, transformado-a em um bem para todos. Em todos os tempos, os homens e as mulheres se sentem vocacionados e espelham as suas respostas de vida vendo outras pessoas que testemunham com a sua vida a favor de pessoas indefesas, doentes e excluídas da sociedade contemporâneas. São pessoas especiais que consomem a sua vida a favor dos que mais necessitam.

Já as lideranças, muitas vezes, confrontam-se com os maus humanos, que não querem o bem comum dos outros, isto é, tiram os diretos mais fundamentais do homem e da mulher. O testemunho das pessoas que lutam para que o mundo seja melhor é a melhor maneira para conscientizar outros irmãos e irmãs da necessidade de união e mobilização constantes. É preciso ser humano que se encoraja em assumir papéis de importância na sociedade, na igreja, na família e em todo lugar.

Que sejamos luzeiros esclarecedores do mundo que há de ser tornar melhor para se viver em harmonia. O Reino de Deus já começa a resplandecer em nosso meio. Este reino de irmãos onde todos terão diretos e vez na sociedade e na comunidade cristã. São coisas simples, mas que são essenciais ao ser humano, como moradia, saúde, educação e uma vida digna para todos. É o amor perfeito que é capaz de fazer qualquer pessoa humana doar a própria vida em nome de Cristo a favor dos fracos e indefesos.

Nada pode atrapalhar para que o cristão assuma o seu papel importante na igreja, no mundo e na família. A força renovadora da Páscoa de Cristo transforma coração, alma, espírito e vida, e liberta para a eternidade. Tudo começa em Deus e tem a eternidade para sempre aos que amam de coração ao Deus da Vida.

Que das nossas atitudes brotem a esperança em dias melhores para todos. Amém!

“Ideo notum vobis facio quod nemo in Spiritu Dei loquens dicit: ‘Anathema Iesus!’; et nemo potest dicere: ‘Dominus Iesus’, nisi in Spiritu Sancto.” (1 Cor 12, 3)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 20 de abril de 2010

Nenhum comentário: