ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A terra e o céu são moradas do homem, da mulher e de Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A cada domingo é celebrada a Páscoa de Cristo. Esta nos anima a prosseguir no mundo com atitudes cristãs coerentes para transformá-lo na justiça para todos. O contexto da liturgia desse domingo se dá antes da ascensão de Jesus ao Céu, onde um dia estaremos todos lá, fazendo parte da Igreja triunfante.

Jesus já fala da sua partida. Isto provoca tristeza nos apóstolos. Mas Ele garante a todos que sempre estará presente. Mas de outra forma. Nós ficamos também tristes com as partidas de nossos entes queridos que já fazem morada no céu, mas a esperança que vamos um dia estar com eles também nos alegra e dá esperança.

Jesus está presente na Eucaristia que celebramos na sua palavra partilhada, na missão de cada cristão, na autenticidade e coerência das nossas atitudes, na partilha, na justiça, na fraternidade e na solidariedade. No Livro dos Atos dos Apóstolos, vemos a presença de Jesus através do Espírito Santo, que conduz a Igreja no primeiro grande conflito (At 15, 1-2.22-29).

Com a entrada dos pagãos ao cristianismo, surge uma questão polêmica: deve-se impor também a eles a lei de Moisés? A Salvação vem pela “circuncisão” e pela observância da Lei judaica ou única e exclusivamente por Cristo? Diante desses questionamentos, os apóstolos reagem com discernimento. Reúnem-se em assembleia em Jerusalém e, dóceis à vontade do Espírito, mandam uma carta, apresentando a solução do problema.

"Decidimos, o Espírito Santo e nós, que não vos impor nenhum fardo, além do indispensável...”. É uma decisão sábia. A essa reunião se chamou em Concílio de Jerusalém. Esse caminho para resolver problemas que atingem a todos, a Igreja sempre fez na sua História, até hoje o faz. Ela sempre reúne com os seus bispos, ora em concílios, sínodos e assembleias. Na oração e na discussão, sempre na presença do Espírito Santo.

No Livro do Apocalipse de São João, faz uma linda descrição da Morada de Deus, a nova Jerusalém, onde viveremos a vida definitiva no seio da Trindade. Isto nos dá a certeza do céu, a pátria definitiva, para todos que foram bons, justos e fraternos e que colaboram com o Criador na hamonia entre as pessoas e a natureza em que vivem (Ap 21, 10-14.22-24).

O Evangelista São João apresenta o final do discurso da despedida... Cristo confirma sua presença na sua Igreja, enviando o Espírito Santo: "Ele vos ENSINARÁ e RECORDARÁ tudo o que vos tenho dito” (Jo 14, 23-29).

Hoje quem nos anima, consola e encoraja é Jesus, na força do Espírito Santo. Devemos ter na nossa vida esse Amor que inflama e nos impulsiona para a Missão. Jesus nos fala: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa MORADA...” (Jo 14, 23-29). Deus sempre esteve presente na nossa história. É um Deus próximo, "Emanuel": Deus conosco, a Arca da Aliança, a Tenda... "Porei minha casa bem no meio de vós, e o meu coração nunca mais vos deixará” (Lv 26, 11).

Se o mundo não estiver melhor, isto é por causa da nossa ausência e omissão nas nossas atitudes incoerentes na fé no Cristo Ressuscitado. Mas, se formos verdadeiros discípulos de Cristos, as nossas atitudes são de mudança, de promoção humana, de ética, de justiça e de busca do bem comum para todos.

“Paraclitus autem, Spiritus Sanctus, quem mittet Pater in nomine meo, ille vos docebit omnia et suggeret vobis omnia, quae dixi vobis.” (Jo 14, 26)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 06 de maio de 2010

Nenhum comentário: