ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Eucaristia alimenta nossa missionariedade

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Jesus Cristo...

Hoje celebramos a Festa do Corpus Christi, considerado dia santo, uma festa instituída pela Igreja para testemunhar publicamente a presença real de Cristo na Eucaristia. Jesus estará presente na aparência do pão e do vinho, depois da consagração. É o próprio corpo e sangue de Cristo no altar. O sacrifício renovado no altar em todas as missas, aqui e no mundo inteiro, atualiza o mistério da Paixão, Morte, Ressurreição e da Ascensão de Cristo. Nós não conseguimos ver com os olhos humanos e nem de modo racional, mas com os olhos da fé que temos em Jesus, podemos então acreditar na sua presença real que nos alimenta e nos dá força na vida de comunidade.

Na comunidade, aprendemos a sair do eu para o nós e somos motivados para o bem comum, para a partilha, para a justiça e para a fraternidade. Na ceia de Jesus, nós encontramos a unidade e a fraternidade. Não há diferença entre nós se estivermos unidos na oração, na partilha e nos ensinamentos dos apóstolos que hoje é a Igreja. Ela é a mestra e mãe que cuida de cada um de nós.

Deus caminha na nossa história e não nos deixa desamparados. Foi assim no deserto, onde Povo de Deus, já liberto da escravidão, passa necessidade e não havia mais alimento. Deus é fiel. Ele acaba bem todo o seu projeto. Deus coloca à prova o seu povo para mostrar que não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus. Ele sacia o povo com maná e jorra água da pedra. Assim sacia a fome e a sede do povo sedento e faminto, e também não deixa que as pessoas fiquem mortas pelas mordidas de cobras e picadas de escorpiões. Deus é presente e exige fidelidade (Cf. Dt 8, 2-3.14b-16a).

São Paulo nos lembra uma vez que há um só pão. Nós, embora somos muitos, somos um só corpo. Então, nesta Festa da Eucaristia aprendemos a viver em comunidade e, desse modo, estamos fazendo parte do corpo de Cristo, onde Jesus é a Cabeça e nós os seus membros. Cada membro tem importância e, quando está em harmonia e sintonizado com Cristo, com a comunidade e com a Igreja, tudo funciona bem. O Reino de Deus aparece no nosso meio (Cf. 1 Cor 10, 16-17).

O Evangelista João exorta que precisamos ver em Jesus o verdadeiro alimento que dá vida e vida em abundância. Na Ceia Eucarística, alimentamos de Jesus. Ele torna-se alimento para a nossa salvação. Quem está ligado a Cristo e com os irmãos no laço de fraternidade estará unido a Ele e com Deus Pai na força do Espírito Santo. Se recebermos a Eucaristia, o Pão dos homens, o Pão dos anjos, o Pão dos caminhantes, chegaremos ao céu, construindo já aqui um Reino que todos têm vez e voz.

Jesus diz: minha carne é a verdadeira comida e o meu sangue é a verdadeira bebida. Quem se alimenta de Jesus nunca vai ter fome e quem bebe o seu sangue nunca vai ter sede (Cf. Jo 6, 51-58). Que cada Eucaristia que participamos e recebemos seja sinal da unidade que dispomos fazer nas nossas pastorais e movimentos. Que ninguém seja excluído do nosso meio. Que sejamos solidários e compassivos com os nossos doentes, as crianças indefesas, idosos desamparados e pobres, pois eles sãos os mais desprotegidos de nossa sociedade consumista, hedonista e materialista. Sejamos missionários da Palavra de Deus que é viva, transformadora da estrutura de morte para uma estrutura de Vida.

Portanto, sejamos instrumento de vida para o nosso irmão e irmã que está ao nosso lado. Somos um povo peregrino, pois sabemos para onde vamos, temos um norte seguro que é Cristo, Nosso Senhor e Salvador. Amém!

“Dixit ergo eis Iesus: ‘Amen, amen dico vobis: Nisi manducaveritis carnem Filii hominis et biberitis eius sanguinem, non habetis vitam in vobismetipsis.” (Jo 6, 53)

“Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.” (Jo 6, 53)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 21 de maio de 2010

Nenhum comentário: