ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 15 de junho de 2010

A nossa escolha faz a diferença

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O ser humano é a dádiva mais preciosa de Deus. “Com efeito, eu sou Iahweh, o teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador. Por teu resgate, dei o Egito, Cuch, e sabá, dei-os em teu lugar. Pois que és precioso aos meus olhos és honrado e eu te amo, entrego pessoas no teu lugar e povos pela tua vida” (Is 43, 3-4).

Somos feitos à sua imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 26-27). Se tomarmos consciência disso e acreditar nessa verdade, o mundo entra em harmonia com todo ser criado. Não haverá exploração, as pessoas se relacionarão como irmãs que têm um Pai em comum. Os pais têm alegria de estar com seus filhos, ajudando-os a amadurecer na fé, na vontade e no exercício da liberdade. A paz e o progresso se entrelaçarão e a justiça acontecerá.

Se educarmos bem as crianças, teremos pessoas firmes e sem violências. As cadeias e as prisões se tornarão vazias, pois as pessoas estarão libertadas de todo desvio moral, ético, egoísta, etc. Haverá alegria nas crianças, jovens, adultos e idosos, porque há um mundo marcado pela presença de Cristo.

A Praça São Carlos foi o local do encontro dos jovens com o Santo Padre, o Papa Bento XVI, em Turim, para a sua primeira viagem apostólica na Itália em 2010. O entusiasmo e a alegria dos jovens, que compareceram numerosos e de toda a região, envolveram o Papa, que falou da felicidade, da plenitude da vida que se realiza somente nas escolhas radicais e definitivas, vividas com fidelidade (Cf. H2Onews - Newsletter em 03/05/2010).

Em uma sociedade onde tudo muda velozmente, o Sumo Pontífice convidou os jovens a abraçar o amor do Senhor, a respirar a verdadeira liberdade. Na vida, onde o futuro ainda deve ser criado, Bento XVI pediu que estabeleça uma relação de amizade sincera com Jesus, que ama a todos, para além das fragilidades e fraquezas, que o encontrem na oração, na confissão e na Eucaristia. “Deus nos criou em vista do eterno”, afirmou o Papa, pensando nas pessoas que vivem situações de sofrimento, e colocou no coração de cada um a semente para uma vida que realize algo de belo e de grande. (Cf. H2Onews - Newsletter em 03/05/2010).

“Hoje vivemos em um contexto cultural que não favorece relações humanas profundas e desinteressadas, mas, pelo contrário, induz a fechar-se em si mesmo, ao individualismo, a deixar prevalecer o egoísmo que existe no homem. Mas o coração de um jovem é, por sua natureza, sensível ao amor verdadeiro. Por isso, me dirijo com grande confiança a cada um de vocês e lhes digo: não é fácil fazer da nossa vida algo de belo e de grande. É duro, mas, com Cristo, tudo é possível!” (Cf. H2Onews - Newsletter em 03/05/2010).

Estas palavras do nosso Papa nos ajudam e nos confortam para que não percamos a esperança nos jovens. Eles são preciosos porque têm entusiasmo, sonho, coragem e vontade de fazer este mundo melhor. Apesar de que vivemos em uma cultura de morte espalhada por toda parte, também vemos a luz de Cristo que orienta a todos e encoraja-nos para não perdemos a esperança, pois Ele, Jesus, está vivo e está conosco. Vale a pena estar em comunhão com Ele e com todas as pessoas, e que a paz d’Ele esteja no nosso coração, na família, na Igreja, na sociedade, dando-nos força para construir um Reino já na terra, na harmonia planetária, onde a vida é sempre respeitada.

“Nemo potest duobus dominis servire: aut enim unum odio habebit et alterum diliget, aut unum sustinebit et alterum contemnet; non potestis Deo servire et mammonae.” (Mt 6, 24)

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6, 24)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 03 de maio de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

Nenhum comentário: