ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A evangelização é necessária

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Há no mundo muita gente que não conhece Cristo, Nosso Senhor e Salvador. Conhecer significa ver, viver e ter uma experiência que marca a nossa existência humana. Como diz no ditado popular: “precisamos comer um saco de sal juntos... Aí podemos dizer que conhecemos alguém ou uma situação”. O maior perigo nosso é o de conhecer a superficialidade e fazer um juízo de valor sem devido julgamento da real situação de um fato ou de uma pessoa.

Jesus nos alerta para que não julgueis, porque, com a mesma medida que julgueis, alguém serás julgado. Então é sério o nosso julgamento. Mas Jesus fala que qualquer decisão deve passar pela correção fraterna. Primeiro pessoalmente e, se não for resolvida a questão, consulta-se mais uma pessoa ou duas para testemunhar. Assim ficará claro que há procura da solução para o impasse que venha a acontecer na vida de uma determinada pessoa ou comunidade.

Se não houver solução, o problema deve ser encaminhado à comunidade e, se não existir mudança e nem arrependimento, então que seja desligado, porque se quebrou a unidade que é tão importante na vida da Igreja. A Igreja precisa de evangelizadores que levam o anúncio do Cristo que quer que o homem e a mulher se libertem de tudo que tolhem a liberdade de ser pessoa.

A Igreja sempre nos ensina como mãe e mestra. Sem impor, mas sem deixar de propor, os cristãos devem responder “com urgência” à necessidade de evangelização, afirmou o Papa Bento XVI na Homilia da Missa celebrada em Porto, Portugal, antes de concluir sua visita apostólica ao país. O Papa havia ido para a cidade do Porto para celebrar a Eucaristia, cuja Homilia dedicou quase exclusivamente ao que o Papa João Paulo II (1978-2005) chamou de “nova evangelização” nas sociedades secularizadas (Cf. notícias tirada do portal www.a12.com em 24/05/2010).

O Papa Bento XVI ainda nos lembra. “O cristão é, na Igreja e com a Igreja, um missionário de Cristo enviado ao mundo. Esta é a missão inadiável de cada comunidade eclesial: receber de Deus e oferecer ao mundo Cristo Ressuscitado para que todas as situações de definhamento e morte se transformem pelo Espírito em ocasiões de crescimento e vida” (Cf. notícia tirada do portal www.a12.com em 24/05/2010).

Com efeito, afirmou o Papa, “se não fordes vós as suas testemunhas no próprio ambiente, quem o será em vosso lugar?”. Se a Igreja parasse de anunciar o Evangelho, “seria morrer a prazo, enquanto presença de Igreja no mundo”, diz o Papa. Diante da tentação do desânimo, Bento XVI pronunciou que “a ‘desproporção’ de forças em campo, que hoje nos espanta, já há dois mil anos admirava os que viam e ouviam a Cristo” (Cf. notícia tirada do portal www.a12.com em 24/05/2010).

“Era Ele apenas, das margens do Lago da Galiléia às praças de Jerusalém, só ou quase só nos momentos decisivos: Ele em união com o Pai, Ele na força do Espírito. E todavia aconteceu que, por fim, pelo mesmo amor que criou o mundo, a novidade do Reino surgiu como pequena semente que germina na terra...” (Cf. notícia tirada do portal www.a12.com em 24/05/2010).

Que a força do Espírito Santo, vindo a nós, nos anime para a missão na Igreja, na comunidade e na família. O mundo necessita de transformação que leva a uma conversão nas atitudes, nas relações humanas onde a pessoa está situada. Assim podemos vislumbrar um Reino de Deus em que todas as pessoas convivem como família de Deus.

Nossa Senhora Auxiliadora... Rogai por nós!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 24 de maio de 2010

Nenhum comentário: