ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 5 de junho de 2010

Cheque devolvido

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Certa vez, um pai tinha um filho e queria educá-lo bem. O pai sabia que o estudo (uma formatura) ajuda muito a pessoa a se realizar para poder fazer o bem a todos. Mas, o filho não levava nada a sério. Depois de muito pensar e refletir, o pai pensou e tomou uma resolução. Então, ele falou para o Filho: se você cumprir bem todos os seus deveres de filho e ser um bom estudante, quando você formar, darei um presente precioso que você vai gostar muito. Farei uma proposta. Se você se formar bem, eu lhe darei um carro de última geração.

O filho movido por esta proposta estudou bastante e tornou-se um médico de nota 10. O pai fez uma festa daquelas. O pai lhe entrega um presente: uma caixa linda. O jovem acredita que ali continha a chave do tão esperado carro. Quando o jovem abriu, viu que era uma Bíblia. Ficou irritado com o pai e houve uma grande briga e ruptura, e o presente ficou caído no chão.

Muitos anos se passaram. O jovem ficou longe do pai. Mas, um dia, esse pai morre. O filho resolve ir ao enterro dele. A mãe, chorosa, diz ao filho: seu pai queria que aquele presente fosse mais importante, porque é a Palavra de Deus. Então, ele, triste, pega o presente e abre a Bíblia. Para a sua surpresa, estava o cheque devolvido que dava para comprar o carro que tanto ele queria e que o pai tinha lhe prometido.

Tinha também uma carta de seu pai que dizia: desculpe filho. Queria que você aprendesse que não são as motivações pessoais que trazem a felicidade para os outros, mas a Palavra de um Deus que se encarna para salvar toda a humanidade. Que esta lição nos ajude a descobrir o sentido da nossa vida e que, muitas vezes, Deus está nos ensinado, mas nós devolvemos a oportunidade como este cheque devolvido (reflexão a partir de um texto de autor desconhecido).


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 23 de maio de 2010

Nenhum comentário: