ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Deus está vivo e próximo de nós

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O homem e a mulher foram criados por Deus e Ele quis estar em comunhão com eles em uma harmonia sem fim. O pecado na vida do homem e da mulher gerou desunião, morte, separação, egoísmo, maldade de toda ordem. Desfigurou o ser humano, apagou a imagem de Deus em cada pessoa humana. Deus é muito bom e é amor. Ele veio em socorro à humanidade para que o ser humano recupere a sua dignidade e viva a liberdade no amor.

O Papa nos diz: “Liberdade e amor coincidem! Ao contrário, obedecer ao próprio egoísmo conduz a rivalidades e conflitos” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 28/06/2010). No Ângelus deste domingo, dia 28-06-2010, o Papa Bento XVI voltou ao tema do chamado de Cristo e das suas exigências. Indicações que “podem parecer muito duras, mas, na realidade, exprimem a novidade e a prioridade absoluta do Reino de Deus que se faz presente na Pessoa mesma de Jesus Cristo”. Quem renuncia a tudo, até mesmo a si mesmo, para seguir Jesus, precisou o Papa, entra em uma nova dimensão da liberdade, que São Paulo define “caminhar segundo o Espírito”.

Na conclusão da Oração Mariana, o Sumo Pontífice expressou a sua alegria pela proclamação de um novo Bem-Aventurado: Estéphan Nehmé, religioso da Ordem Libanesa Maronita, que viveu no Líbano entre o fim de Oitocentos e a primeira metade de Novecentos (notícia tirada de H2Onews – Newsletter em 28/06/2010).

O Papa fala que as férias são momentos de reencontrar as forças, viajar, encontrar novas pessoas e lugares recuperar as energias e assim ele nos diz: “Faço votos”, disse, “que os encontros com a natureza, com novas pessoas, com os frutos da criatividade humana sejam uma ocasião não somente para recuperar as forças físicas e o desenvolvimento intelectual, mas também de um mais intenso contato com Deus e de reforçar a fé” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter em 28/06/2010).

Deus é vivo e caminha conosco e está próximo de nós sempre. Cabe a nós recuperar e fortalecer a fé em Cristo. Ele é o único que nos liberta por inteiro. Jesus pede para que vamos até Ele, porque ele assume as nossas franquezas e nos dá a graça santificante para que sejamos novas criaturas. Que no mundo haja mais amor. Deus nos ama e nos perdoa e tornar-nos preciosos aos olhos de Deus. Estamos nas mãos do Senhor e os nossos nomes estão gravados para sempre na eternidade (Cf. Is 49, 16) e Deus não esquece de nós nunca. Amém!

“Ecce in manibus meis descripsi te; muri tui coram me semper.” (Is 49, 16)

“Eis que gravei nas palmas da minha mão; os teus muros estão continuamente diante de mim.” (Is 49, 16)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 28 de junho de 2010

ACESSE
www.h2onews.org

Nenhum comentário: