ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Copa do Mundo contagia a todos

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O ser humano tem a necessidade de participar, torcer e se alegrar por alguma coisa que lhe chama atenção. O futebol contagia a todos. É uma onda que termina com a vitória do campeonato. As pessoas se mobilizam, torcem, pintam as ruas e a suas casas com as cores do time preferido. As vestimentas das pessoas e até as maquiagens no rosto têm as cores desses times. Há uma alegria por toda parte. Na hora do jogo, todos param para ver o seu time preferido.

Certa vez, Joseph Ratzinger, quando ainda não era Papa, escreveu sobre futebol, interessado pelo enorme impacto de eventos como a Copa do Mundo na vida das pessoas. Assim ele diz. “Com sua periodicidade de quatro anos, a Copa do Mundo de Futebol demonstra ser um acontecimento que cativa centenas de milhões de pessoas”, reconhecia em um texto escrito nos anos 1980, que se pode ler, em espanhol, no portal da revista Humanitas - www.humanitas.cl -, da Pontifícia Universidade Católica de Chile (Fonte: www.zenit.org).

Não há quase nenhum outro acontecimento na terra que alcance uma repercussão de vastidão semelhante. “O que demonstra que com isso está se tocando algo radicalmente humano, e cabe perguntar-se onde se encontra o fundamento deste poder em jogo” (Fonte: www.zenit.org). O escrito foi recolhido em 1985 por um livro intitulado “Suchen, was droben ist” (“Buscar o de cima”). O então Cardeal Ratzinger destaca nessas linhas que “como jogo de equipe, o futebol obriga a um ordenamento do próprio indivíduo dentro do conjunto; une através do objetivo comum: o êxito e o fracasso de cada um estão cifrados no êxito e no fracasso do conjunto” (Fonte: www.zenit.org).

Ao que acrescenta: “o futebol ensina um enfrentamento limpo, em que a regra comum à qual o jogo se submete continua sendo o que une e vincula, ainda que na posição de adversários” (Fonte: www.zenit.org). O autor conclui que “a liberdade vive da regra, da disciplina que aprende o atuar em conjunto e o correto enfrentamento, o ser independente do êxito exterior e da arbitrariedade, e desse modo chega a ser verdadeiramente livre” (Fonte: www.zenit.org).

Na vida também é assim. Devemos ter uma disciplina, regras a seguir para obter êxito. Jesus pede para que nós sejamos coerentes e seguidores d’Ele. Se formos éticos, bons e honestos, então podemos tomar posse do Reino de Deus. Se cada um for fiel no pouco, Deus nos dará muito, pois a as coisas do Alto são para aqueles que sabem se doar plenamente pela causa do Reino. Então a justiça se torna aliada daqueles que querem viver em harmonia com todos. No céu, todos pertencem a um único time, que é o de Jesus.


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 29 de junho de 2010

Nenhum comentário: