ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Venha, Senhor, libertar os cativos

por Maicon Deivison Pinto Tavares
missao@arquimoc.org.br

"A Arquidiocese de Montes Claros foi sábia ao utilizar a internet como uma aliada. As informações e os artigos veiculados através do site ARQUIMOC não passam pela censura das grandes redes de comunicação e não estão sujeitos às pressões dos grupos políticos e empresariais. Este caminho (a internet) que já foi alternativo, é agora amplamente usado por toda a comunidade mundial como fonte de informação. A Arquidiocese de Montes Claros, através de seu site, está acessível ao mundo para uma parcela cada vez maior de pessoas".

Como foi preciso o companheiro Eduardo Souza em trecho do artigo intitulado "Mil artigos, uma esperança", de sua autoria e publicado no www.arquimoc.org.br na última terça-feira (23). O Setor de Comunicação Social da Arquidiocese de Montes Claros escreve aquilo que o “povo” [trabalhadores e trabalhadoras] quer ler, divulgar, anunciar e, acima de tudo, evangelizar, sem pretender disciplinar a vida cotidiana... Muitos jornais, revistas, rádios são pressionados por fortes coronéis e não conseguem publicar aquilo que é necessário para o desenvolvimento humano. E não o publicam por medo de serem calados. Mas, se todos se calam por medo, o que acontecerá com o nosso País?

A vida é muito curta e não sabemos o dia em que partiremos. Nesta última semana, uma mulher de 35 anos, casada e mãe de um filho, saiu da faculdade muito bem e, no outro dia, bem cedo, acordou e teve um AVC [Acidente Vascular Cerebral]. Os familiares ficaram surpresos. Ela era uma mulher aparentemente saudável, inteligente, extrovertida. E é nestes momentos que temos que refletir como estamos vivendo e se estamos vivendo conforme a vontade de Deus. Temos que amar o nosso semelhante, pois não sabemos quando ele partirá.

Para a surpresa de muitos, o renomado jornalista Fredi Mendes, diretor da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Montes Claros e colunista da revista “Tempo” foi preso suspeito de pedofilia. Muitos acham até graça nessa situação. Mas, na verdade, não existe nem um tipo de graça nesse contexto.

Um homem com uma vida tão bem estruturada cair atrás das grades é muito triste. E, se isso ocorre hoje, é por causa deste sistema [capitalista] escravizador que é imposto à sociedade contemporânea há séculos. Esse nobre senhor profissional de comunicação é digno de "pena" e de tratamentos médicos. É muito triste ver algo tão estarrecedor. Neste momento, podemos ver que não são somente alguns padres que são pedófilos e sim que esses casos são muitos, acontecem em vários setores sociais e envolvem tipos humanos diversificados. A nós, não nos cabe o julgamento e sim o perdão e a misericórdia.

Nesta semana, fomos surpreendidos com vários acontecimentos tristes. Mas, de maneira toda especial, um acontecimento muito feliz e marcante também vem nos alegrar, que são os 80 anos de vida doada ao serviço de Deus do Arcebispo Emérito de Montes Claros, Dom Geraldo Majela de Castro - homem de fé, paz e amor. Parabéns, Dom Geraldo.

Peço a Deus que envie seus anjos sobre nós e, de maneira especial, sobre a família dessa senhora de 35 anos que faleceu. E também envio forças aos familiares, parentes e amigos do jornalista Fredi Mendes, que enfrenta uma situação muito abaladora em sua vida. Que Maria possa passar na frente e combater todo o mal em nossa cidade. Peço a interseção do homem de luta e coragem com humildade: São José, rogai por nós!


Maicon Deivison Pinto Tavares nasceu em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, em 08 de dezembro de 1991. É estudante e presta diversos serviços voluntários. Está prestes a fazer vestibular para o curso de Comunicação e Marketing.

NOTA
A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros prefere esperar mais detalhamentos do caso envolvendo o jornalista Fredi Mendes para se posicionar a respeito do assunto. A pedofilia, por si só, é um ato abominável, como condenou recentemente a Santa Sé. É preciso solidariedade e cuidado extremo nesses casos, com a vítima e com o praticante de tal ação. Pelas informações que temos a respeito do jornalista Fredi Mendes, ele é uma pessoa humana competente, dedicada e profissional.

Como estamos em ano eleitoral e em tempos em que o trabalho jornalístico está demasiadamente precarizado para quem o executa, fica sempre a dúvida: acusar um trabalhador da notícia de pedofilia, depois que ele produz a reportagem “PEDOFILIA - crime que destrói vidas” [ANO VI - Nº 36 - JUNHO DE 2008 - REVISTA “TEMPO”], deve, no mínimo, despertar o senso crítico das pessoas, e ainda mais nesta sociedade capitalista corrupta em que sobrevivemos.

Nenhum comentário: