ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 10 de janeiro de 2010

Batismo é início da missão

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Cada domingo celebra a Páscoa do Senhor, juntamente com assembleia reunida pela Palavra de Deus e pela Eucaristia. A mesa da Palavra é partilhada a todas as pessoas que devem acolhê-la no coração, refletir pela razão e depois agir com a vida, transformando a realidade de morte para realidade de vida para todos. A mesa da Eucaristia nos alimenta, nos dá força e nos faz ser irmãos uns dos outros e, desse modo, formar uma grande família.

A Igreja nos mostra que o início da missão de Jesus começa com o seu Batismo. João, ao batizar Jesus, inaugura um novo tempo, pois Jesus não precisa de conversão porque Ele é Deus. Nessa hora, em Jesus se faz a vontade de Deus e se confirma na força do Espírito Santo. O Evangelista Mateus narra para nós. “E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível como pomba. E, do céu, veio uma voz. “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem querer” (Lc 3, 21-22).

Aqui se percebe que Deus encerra o seu silêncio e volta a conversar com os homens com a vinda do Espírito Santo sobre Jesus. É a Trindade se apresentando aos homens e, desse modo, é a comemoração do grande acontecimento: inicia-se a missão de Jesus.

O Profeta Isaías nos lembra. Assim fala o Senhor. “Eis o meu servo - eu o recebo, eis o meu eleito - nele se compraz minh’alma; pus o meu espírito sobre Ele; Ele promoverá o julgamento das nações. A missão do que é enviado por Deus ao mundo dos homens é para instaurar em definitivo a justiça e a paz (Cf. Is 42, 1-4.6-7).

Na casa de Cornélio é anunciada a Boa Nova de Jesus. Revelam-se as verdades de Cristo que é o verdadeiro caminho que se deve seguir. É a catequese em família. Ali, nessa casa, tem-se o primeiro anúncio do Evangelho pelo Apóstolo Pedro. E toda a família é batizada. Isto quer dizer, para nós, que os adultos e as crianças também foram batizados. Pagãos e toda a família são admitidos ao Cristianismo, pois Jesus é para todos (Cf. At 10, 34-38).

O Batismo é o sacramento que insere as pessoas na Comunidade Igreja, tornando-as filhas de Deus e herdeiras do Céu. Dá-nos uma vida nova e lava-nos da mancha do pecado original. A partir daí, o cristão assume um compromisso com a sua Igreja, que é o de seguir os passos de Jesus, ser discípulo e missionário d’Ele. O Batismo é o início da missão para todos. O mundo se transforma quando o cristão toma posse dessas verdades e age no dia-a-dia no mundo da família, da escola, da sociedade e da Comunidade Igreja.

É preciso ser seguidor de Cristo, mas, para ser autêntico, deve-se conhecer, estudar, viver o amor, ouvir o que o Magistério da Igreja quer nos orientar, dar o perdão e realizar a fraternidade entre nós. O mundo não só terá cristãos em grandes quantidades. Terá mais do que isso: pessoas novas que querem que o mundo seja mais humano e que se possa fazer comunhão entre todos os povos e com Deus.

“Et ecce vox de caelis dicens: Hic est Filius meus dilectus, in quo mihi complacui.” (Mt 3, 17)

“E, do céu, veio uma voz que dizia: Este é meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado.” (Mt 3, 17)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Um comentário:

JOÃO JOAQUIM MARTINS disse...

Colossenses 1, 26) [...] o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto [...] VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A ENTENDER TODA A REVELAÇÃO DO LIVRO DO ESPÍRITO SANTO VERDADEIRO, que gratuitamente é colocado a sua disposição na internet.
VOCÊ SABERÁ TUDO SOBRE O DILÚVIO DE FOGO E A ÚLTIMA PASCOA DA HUMANIDADE. João
http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/