ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Desânimo nunca; coragem sempre

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O Batismo nos faz herdeiros do Reino de Deus, prometido por Cristo para todos que o seguem, vivendo e testemunhando que Deus está presente no mundo. Hoje, percebemos que a realidade da existência humana está marcada pela injustiça e desamor. O egoísmo, o preconceito, a falta de inclusão de muitas pessoas são obstáculos que não permitem a vida digna para todos.

Os direitos mais básicos do homem e da mulher devem ser defendidos e colocados à disposição de todos, que são: a vida, a moradia, a alimentação, a saúde, a educação e a liberdade. Se faltar que seja um direito humano, a vida da pessoa se desfigura e a deixa marginalizada. Não podemos desanimar nunca, mesmo nos momentos mais sofridos que atinjam a pessoa. Nós devemos ter coragem. Esta vai nos impulsionar para a solidariedade, a partilha e a fraternidade.

O desastre que ocorreu no Haiti, um dos países mais pobres do mundo, e outros desastres catastróficos que atingem a humanidade apontam para a ajuda humanitária. A mobilização solidária traz alívio e socorro às vítimas de desastres naturais. A dor e o sofrimento do outro nos fazem ter compaixão e solidariedade. Nesses momentos, as barreiras de egoísmo, de nações, de raças e de religiões se diluem e se tornam uma grande família de voluntários para prestar socorro àqueles que mais precisam.

A história humana tem muitos exemplos de pessoas que dão a própria vida para que outros tenham vida. Muitos são anônimos, mas outros são luzeiros que indicam caminhos para as pessoas se mobilizarem, e que as ações sejam para promoção da vida e dos direitos para todos. Há muitos exemplos de pessoas que agiram e agem assim, como Madre Tereza de Calcutá, Pastor Martin Luther King, Dra. Zilda Arns Neumann, Nelson Mandela, Papa João Paulo II e muitos outros que nos animam a entrar nesta luta.

A Escola da Solidariedade e da Fraternidade permite a pessoa sair do seu eu e ir ao encontro do outro. Este precisa sentir o companheirismo humano para promovê-lo na sua integridade. A Igreja é a voz profética que anuncia que Deus é fiel e está presente sempre na vida do homem e da mulher. Onde existe amor vai existir justiça. Que cada pessoa possa transparecer o Rosto de Deus e que valha a pena ser defensor dos valores perenes da vida digna para todos.

In corde Jesu et Mariae, persemper!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: