ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Por que a Igreja venera os santos?

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja foi fundada por Cristo e podemos constatar isso quando Pedro faz a sua profissão de fé. Então Deus confirma o fato dizendo: sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. Podemos verificar o que narra o Evangelista Mateus no Capítulo 16, Versículos do 15 ao 18. “Jesus lhes disse: E vós, quem dizeis que eu sou? Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Retomando a palavra, Jesus então lhe declarou: Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, pois não foram a carne e o sangue que te revelaram isto, mas o meu Pai que estás nos céus. E eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja” (Cf. Mt 16, 15-17).

Então a Igreja de Cristo se prolonga através dos séculos através dos seus sucessores. Hoje, para nós, Pedro é o Papa Bento XVI. Ele guia a Igreja com a segurança que vem do Espírito Santo. No decorrer dos séculos, até hoje, muitos doaram suas vidas testemunhando Cristo que é o caminho, a verdade e a vida. Assim, a Igreja os venera como santos. “Quando a Igreja venera um Santo, anuncia a eficácia do Evangelho e descobre com alegria que a esperança de Cristo no mundo é capaz de transfigurar a vida do homem e produzir frutos de salvação para toda a humanidade”.

Foi o que sublinhou Bento XVI no discurso dirigido à Congregação para as Causas dos Santos. Ali ele recordava os 40 anos da instituição desejada pelo Papa Paulo VI, em 1969. Ainda nos lembrou o Papa nessa comemoração que aconteceu no dia 21 de dezembro de 2009. “Cada beatificação e canonização é, para os cristãos, um forte encorajamento a viver com intensidade e entusiasmo a sequela de Cristo, caminhando rumo à plenitude da existência cristã e à perfeição da caridade. Eis a particular importância do dicastério que recorda a todo fiel o quanto ele deve se comprometer para corresponder com a máxima generosidade possível ao desígnio do amor que o Pai tem sobre ele e sobre toda a humanidade”.

Essas palavras do Papa nos permitem crer que Deus conduz a Igreja, e os santos são “as testemunhas vivas” que nos animam na fé que vem de acreditar no Cristo que é Senhor da Humanidade e da História. Jesus nos convida a segui-Lo e também a dar testemunho d’Ele na sociedade e em todo lugar que ainda não conhece o Cristo Salvador e Libertador da Humanidade. Então, vamos dizer com o Papa: através dos santos se evangeliza.

”Et Ego dico tibi: Tu es Petrus, et super hanc petram aedificabo Ecclesiam Meam; et portae inferi non praevalebunt adversum eam.” (Cf. Mt 16, 18)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: