ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 9 de janeiro de 2010

Deus sabe tudo de nós

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus nos conhece por inteiro, sabe das nossas limitações, mas mesmo assim Ele está próximo de nós para cuidar, nos orientar e dar a sua mão, como um pai para uma criança indefesa que quer caminhar. Deus é um Pai Zeloso, fica contente quando nós O procuramos na sua Palavra que não falha e na Eucaristia que sempre nos alimenta e dá força.

Assim o Santo Padre, o Papa Bento XVI, expressou-se na Santa Missa da Solenidade da Epifania do Senhor, no dia 06 de janeiro de 2010: que possa o Senhor nos conceder ser crianças no coração, ver a estrela da sua misericórdia, caminhar sobre a Sua Estrada para encontrá-Lo e ser inundado pela grande luz e pela verdadeira alegria que Ele trouxe a este mundo.

A todos na Basílica de São Pedro, o Papa recordou a homenagem feita pelos Reis Magos ao Menino de Belém. “Um raio de amor e esperança que se dissipa ao longo da história da humanidade”. “Aqueles personagens provenientes do Oriente não são os últimos, mas os primeiros da grande procissão daqueles que, através de todas as épocas, sabem reconhecer a mensagem da estrela, sabem caminhar nas estradas indicadas pela Sagrada Escritura e sabem encontrar, assim, Aquele que aparentemente é fraco e frágil, mas que, ao invés, tem o poder de doar a alegria maior e mais profunda ao coração humano”.

Desse modo, o cristão deve procurar a razão da sua fé nas Escrituras Sagradas, no Magistério da Igreja e na tradição da Igreja Católica de mais de 20 séculos. A Igreja não se prende apenas ao passado, mas torna sempre presente o mistério do Deus encarnado que vem nos ensinar através de uma criança que irradia esperança e amor. O Papa Bento XVI ainda afirma: é precisamente nesta criança, de fato, que se manifesta a realidade estupenda de Deus, que nos conhece e nos é próximo; a sua grandeza e o seu poder não se exprimem na lógica deste mundo.

O Sumo Pontífice convidou todos a deixarem de lado a “segurança excessiva em si mesmos, de pretenderem conhecer perfeitamente a realidade”, deixando-se, ao invés, contagiar pela alegria da Verdade, do toque de um Deus que “nos espera entre os pobres, a estrada do amor que somente pode transformar o mundo”.

Com essas palavras do Papa, concluímos que, se queremos conhecer Deus, é preciso que O olhemos no rosto do humilde, do pobre. Eles revelam Deus para nós e nos ensinam onde há o amor. Entre os irmãos estão a partilha e a fraternidade humana. Muitas vezes os que não têm nada repartem e partilham da sua pobreza com os outros. O mundo carece desses gestos e de mãos estendidas de pessoas que diminuem a dor, a miséria, a carência de saúde, de moradia digna e de uma educação de qualidade para todos que precisam de ajuda.

Os presentes que os REIS MAGOS deram a Jesus devem se traduzir na nossa vida de cristãos em presentes de solidariedade, de ajuda mútua, de paciência, de ética, de honestidade. Há ainda no mundo gente que tem consciência, apesar das circunstâncias sociais, como, por exemplo, uma criança que cata latas para reciclagem e vive na maior pobreza, acha uma bolsa com muita coisa de valor, não meche em nada e a devolve. Nesse ato, ele mesmo diz: “aprendi que o que não é meu, não posso pegar”. Esse fato é luz e é o presente que Jesus quer receber de todos nós de abraços abertos na manjedoura do nosso coração: a espontaneidade e a sinceridade.

“Iesus et clamavit dicens: Si quis sitit, veniat ad me et bibat, qui credit in me. Sicut dixit Scriptura, flumina de ventre eius fluent aquae vivae.” (Cf. Jo 7, 37-38)

“Jesus, de pé, disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba, aquele que crê em mim! Conforme a palavra da Escritura: de seu seio jorrarão rios de água viva.” (Cf. Jo 7, 37-38)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: