ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Somos convocados pela Palavra de Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A cada domingo, a comunidade se reúne pela Palavra e pela Eucaristia. A liturgia nos mostra a importância da Palavra na história do Povo de Deus. Nos momentos mais difíceis, a Palavra de Deus dá animo e esperança para o Povo. O Livro de Neemias narra que o Povo, reunido em assembleia, ouvia e escutava a Palavra de Deus. O contexto era o retorno do exílio da Babilônia. Neemias e Esdras procuram reconstruir o país, resgatar a memória do Povo e manter a sua identidade. Esta passagem bíblica nos mostra como que a Palavra de Deus é importante na vida de comunidade. Sem ela, com certeza, haveria dispersão e descompromisso com o outro.

Esse livro mostra a comunidade, que é convocada para escutar a Palavra. O local adequado foi encontrado para a leitura dela. O Livro tem um valor e o Povo o acolhe com respeito e fica de pé para acolhê-lo. Esta Palavra foi aclamada pela assembleia, proclamada pelos levitas e explicada de tal modo que todos entendessem. A escuta desta Palavra provoca no povo atitude de conversão. No final, todos ficam contentes e alegres (Cf. Ne 8, 2-4.5-6.8-10). Nossas celebrações devem gerar a alegria de estar presente, ser ouvinte da Palavra e praticante dela com entusiasmo.

São Paulo nos exorta que a Igreja é formada de muitos membros, mas todos, em Cristo, formamos uma unidade. Podemos comparar com o corpo que tem muitos membros, mas cada tem o seu lugar de importância e, sem eles, o corpo fica desfigurado. A cabeça da Igreja é Cristo e nós somos os seus membros. Cada um deve descobrir a sua missão e cumpri-la para que toda a Igreja resplandeça de paz e conhecimento. Como diz São Paulo: “Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros deste corpo. Cada um tem uma missão própria” (Cf. 1 Cor 12, 12-30).

O Evangelista Lucas nos mostra Jesus em uma sinagoga, no dia de sábado. Ele levanta, proclama a Palavra do Profeta Isaías e atualiza esta Palavra para o tempo Presente, dizendo que hoje foi cumprida esta escritura. O que nos chama atenção em primeiro lugar é que Lucas faz um estudo cuidadoso de toda a história dos ensinamentos a respeito de Jesus e, então, ele escreve, dá o testemunho da verdade, que é Cristo.

Jesus veio para nos libertar de toda forma de prisão. Isto é, do egoísmo, dos vícios e do desamor. Ele veio dar visão aos cegos que não querem ver a bondade de Deus. Este se solidariza com o homem e com a mulher, cura os doentes e faz os aleijados andar. Isto, muitas vezes, serve para nós, que ficamos paralisados diante dos desafios que este mundo propõe a cada um de nós. Ele nos quer livres de todas as amarras que não permitem que o seu Reino de Deus seja visível entre nós. O Espírito ungiu Cristo para esta missão (Cf. Lc 1, 1-4; 4, 14-21).

O Batismo nos faz novas criaturas. Tornamo-nos filhos de Deus, herdeiros do seu Reino e convocados para a Missão. O que vai dar força e coragem para cada cristão é a Palavra de Deus que ouvimos, estudamos e acolhemos na nossa vida, a Eucaristia que nos revigora para a missão. E que este mundo possa ser cristianizado pela nossa prática de justiça, amor e solidariedade na sociedade, na família e nas comunidades. Enfim, em todos os lugares que vivenciamos a fé em Cristo.

“Spiritus Domini super me; propter quod unxit meevangelizare pauperibus, misit me praedicare captivis remissionem et caecis visum, dimittere confractos in remissione, praedicare annum Domini acceptum. (Lc 4, 18-19)

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 4, 18-19)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: