ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Evangelizar sempre; e a paz será possível

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O mundo carece de adoradores que têm Jesus como Senhor da Vida e da História. Inicia-se um novo ano. Será 365 dias que permitem a cada pessoa fazer a experiência do Deus da Vida. A história de cada um vai ser traçada. As escolhas das pessoas podem ter êxitos ou fracassos. Muitas vezes não sabemos fazer as escolhas certas devido à nossa própria natureza humana que carece de conhecimento e maturidade.

A caminhada do homem e da mulher deve estar na sintonia da mensagem salvadora e libertadora que Cristo tem para cada pessoa. A verdade de Deus nos liberta porque nos deixa livres para dar uma resposta firme em vista da nossa maturidade diante dos desafios que são a nós propostos.

Hoje o mundo está carente de paz e de valores que permitam que a humanidade viva em plena harmonia. Cada vez mais é necessário evangelizar, mostrar ao homem deste mundo contemporâneo que, quando estamos com o Deus da Vida, o mundo vai ter rosto mais humano e divino irradiando a verdadeira paz que é possível entre nós.

Assim o Santo Padre, o Papa Bento XVI, nos bem lembrou no dia 1º de janeiro. “A paz começa por um olhar respeitoso e as pessoas serão capazes de respeitar os outros e o meio ambiente se levarem em seu espírito um sentido pleno da vida”. O Pontífice meditou sobre o mistério do rosto de Deus e do homem, enfocando “uma vida privilegiada que conduz à paz”.

A paz é fruto da presença de Deus na história humana. Deus nos contempla em cada rosto humano, independente de raça, religião ou ideologia. Desse modo, se formamos uma família, podemos construir um mundo habitável. O respeito à natureza se entrelaça com vida. Podemos então dizer com o Papa: a paz, “de fato, começa por um olhar respeitoso que reconhece no rosto do outro uma pessoa” humana.

Cada pessoa deve conhecer Deus e fazer uma experiência d’Ele na vida, como o próprio Papa nos aconselha. “Na realidade, só se temos Deus no coração, estamos em condições de detectar no rosto do outro um irmão de humanidade, não um meio, mas um fim, não um rival ou um inimigo, mas outro eu, uma faceta do infinito mistério do ser humano”.

Como o próprio Papa Bento XVI observou no primeiro dia deste ano, este mundo em que vivemos só terá transformações profundas se “nossa percepção do mundo e, em particular, de nossos similares” tornar-se dependente “essencialmente da presença em nós do Espírito de Deus”. Se estivermos em comunhão com Deus, vamos nos respeitar e também valorizar o meio ambiente no qual nos situamos. Em contrapartida, afirmou o Pontífice, “quanto mais estivermos habitados por Deus, seremos também mais sensíveis à sua presença no que nos cerca: em todas as criaturas e, especialmente, nas outras pessoas, ainda que às vezes o rosto humano, marcado pela dureza da vida e do mal, possa resultar difícil de apreciar e de acolher como Epifania de Deus”.

Deus quer que o adoremos em verdade e espírito. Isso vai acontecer quando todos nos sentirmos responsáveis um pelo outro, preservando a natureza, deixando-nos de nos encher do Deus da Vida que se manifesta na Vida de Comunidade, de Igreja, de Sociedade e da nossa Vida em Comunhão Planetária.

Segundo o Papa, “para nos reconhecermos e respeitarmos como realmente somos, quer dizer, irmãos, precisamos nos referir a um Pai comum, que nos ama a todos, apesar de nossos limites e nossos erros”.

“Sed venit hora, et nunc est, quando veri adoratores adorabunt Patrem in Spiritu et veritate; nam et Pater tales quaerit, qui adorent eum.” (Cf. Jo 4, 23)

"Mas vai chegar a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura.” (Jo 4, 23)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: