ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Eleição na Unimontes

por Ricardo Soares de Oliveira
rickenfermeiromoc@yahoo.com.br

Este é um ano importante no calendário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Por voto direto e secreto, professores, funcionários e estudantes escolherão, em data ainda a ser divulgada, o novo reitor e vice-reitor, ambos com mandato de quatro anos e com eleições distintas, com cargo desvinculado um do outro durante o processo eleitoral. Compondo uma lista tríplice, dos três mais votados, a escolha ficará a cargo do governador do Estado em nomear quem comandará, por quatro anos, os destinos desta instituição que se tornou referência internacional e um patrimônio imprescindível para Minas Gerais, especialmente para a região norte-mineira.

Dada a importância e a complexidade que alcançou, quem se propor a estar à frente da Unimontes terá que se eleger com bases sólidas, projeto relevante e exercer o cargo com muita responsabilidade. É um processo importantíssimo. Está em jogo o destino de uma das instituições com maior crédito no Estado. Alguns nomes já são especulados, tanto para o cargo de reitor, quanto para o de vice-reitor. Aquele que conseguir agregar maior número de correntes, leiam-se cursos, departamentos, etc, poderá ocupar o topo desta lista, sobretudo se estas correntes forem formadas, em sua maioria, por professores, os detentores de voto com maior peso.

Previamente a tudo isso, a Enfermagem viveu dois grandes momentos no ano passado. O primeiro foi a eleição da sua nova chefe de Departamento: a professora Simone Guimarães Teixeira, que tem trânsito livre tanto dentro do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), quanto na Unimontes propriamente dita. Ela ocupará o cargo por dois anos, em substituição à professora Elaine Cristina, que permaneceu no cargo por dois mandatos (quatro anos). A propósito, a professora Elaine deixa o cargo com gabarito e experiência suficientes que a habilita como forte candidata ao cargo de diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

O segundo momento da Enfermagem da Universidade Pública foi a eleição da professora Daniela Souto, representando o nosso Departamento para uma cadeira nos Conselhos Superiores da Unimontes (Consu), fato muito relevante dentro do meio universitário. Nunca se viu na história deste Departamento tamanha mobilização e poder de organização dos professores e funcionários para a eleição de seus representantes. Com forte poder de mobilização, o Departamento de Enfermagem, juntamente com os integrantes do Corpo de Enfermagem do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e setores da Unimontes (Ambulatórios, Famed, etc), ocupará uma posição extremamente estratégica neste processo de escolha.

Tem ainda apoio de outros setores e departamentos, e crédito interno suficiente para disputar, com candidatura própria, o cargo de vice-reitor, além de poder ocupar posição de forte influência na escolha do novo reitor, pois possui, em seu Departamento, expressivo número de professores, funcionários, além dos alunos, com peso a ser levado em consideração. Sem falar no espírito de união nunca antes visto dentro desta categoria, aliado ainda ao fato de que a Enfermagem busca maior espaço, não apenas dentro da Unimontes, mas também em um contexto geral.


Ricardo Soares de Oliveira tem 34 anos, é casado com Edna e pai de um filho, Rafael. É enfermeiro com especialidade em Cardiologia. Formado em Filosofia, ele leciona na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Faz trabalhos voluntários na Pastoral do Menor da Paróquia Santa Rita de Cássia de Montes Claros e na Pastoral Catequética. É catequista da Perseverança, vice-coordenador da Pastoral do Menor Arquidiocesana e missionário da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros.

Nenhum comentário: