ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A morte não tem a última palavra

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Diante da morte, que atinge toda pessoa, nós ficamos quase paralisados e parece que ficamos sós e no profundo silêncio. Este silêncio vem lá de dentro do nosso ser para podermos entender este mistério que é a morte. Ela não tem a última palavra. Alguém venceu a morte: Jesus Cristo, o Senhor da Vida. Esta vitória foi conseguida com um preço muito alto. Na Cruz, Cristo se entregou totalmente a nós. Sua última palavra... “Tudo está consumado”... e, inclinando a cabeça, entregou o seu espírito”, a sua alma (Cf. Jo 19, 30).

Olhando toda a trajetória de Jesus no mundo até a sua morte, percebemos que foi por amor, por compaixão, por partilha, por vivência comunitária e por oração que Ele se sacrificou. Jesus se deu por completo pela humanidade. Sua força era a sua humildade. A sua simplicidade nos contagia. A sua sabedoria cala até os sábios e os prepotentes, porque Ele ensina com autoridade, como, de fato, Ele a tem.

Sabemos que a nossa vida está escondida na verdadeira vida que Cristo trouxe até nós pela sua cruz. E nós, para chegarmos a esta vida eterna, precisamos passar por esta cruz que é a morte. São João nos lembra no Livro do Apocalipse. “Eu, João, ouvi uma voz vinda do céu que dizia: felizes os mortos, os que desde agora morrem unidos ao Senhor. Sim, diz o Espírito, que eles descansem de suas fadigas, pois suas obras os acompanham”. (Ap 20, 11-21).

Estas palavras são, para todos que já se encontram com Deus, luz na eternidade. Cabe a cada um dizer, com a firmeza da fé, que temos Cristo Vivo e Ressuscitado na alma. Um dia, nós vamos nos encontrar com todos que nos precederam aqui na terra lá no céu, onde Jesus e Maria e todos os santos estão para sempre ao nosso lado.

Na Carta aos Romanos, podemos verificar o que fala São Paulo. “Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor”. Paulo ainda nos exorta. “Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto: ser o Senhor dos Mortos e dos Vivos” (Cf. Rm 14, 7-9.10c-12).

A morte não tem primazia sobre a vida, embora fiquemos tristes e chocados por tantas mortes, das mais inconcebíveis às mais trágicas causadas por acidentes, assassinatos a sangue frio, catástrofes, guerras e outros fatos que costumamos ler nas páginas policiais dos nossos jornais diários. Algumas mortes são causadas pela maldade humana. Outras nem tanto. Outras são até inexplicáveis. Mas Jesus nos consola. “Quem vê o Filho e n’Ele crê, este tem a vida eterna e eu o farei ressuscitar no último dia” da sua vida (Cf. Jo 6, 40).

A existência de cada pessoa é a certeza de que ela vai ter a eternidade. A vida vence a morte. Deus ilumine a vida sempre ou até na eternidade.

“Sic enim dilexit Deus mundum, ut Filium suum unigenitum daret, ut omnis, qui credit in eum, non pereat, sed habeat vitam aeternam.” (Jo 3, 16)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: