ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Deus se manifesta sempre

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Liturgia do Ciclo do Natal se encerra nesta Festa da Epifania do Senhor. A vinda dos Reis Magos a Belém, levando presentes preciosos a Jesus, demonstra e representa todas as pessoas que procuram Jesus, levando a Ele também os seus talentos. Estes são muito necessários em um mundo globalizado e reduzido a interesses particulares. Deus quer ser encontrado e deixa-se manifestar em todos. Ele é a luz que acende na noite do mundo.

No Livro do Profeta Isaías é anunciada esta Luz que sempre ilumina e anima toda a Humanidade. “Levante-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor” (Cf. Is 60, 1). Hoje a “Jerusalém” é a Igreja, pois ela tem a Luz de Cristo para os cristãos que aderiram à sua mensagem libertadora e salvadora. A Igreja é sinal de Jesus, missionária no mundo. Este continua, na maioria das vezes, tão indiferente e egoísta.

São Paulo, na sua Carta aos Efésios, lembra-nos que Jesus revela para todos o mistério de Deus que quis estar conosco. Como ele nos diz. “Este Mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de revelá-Lo agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas. Aos pagãos, é admitida a mesma herança. Eles integram o mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho” (Cf. Ef 3, 2-3a.5-6). Assim, Deus não exclui ninguém e Jesus chama a todos.

São Mateus mostra que a promessa feita pelo Profeta Isaías se concretizou. Jesus, de fato, é a Luz perfeita que sempre ilumina os povos. Nesse Evangelho, vemos a diferença entre os que entendiam bem as Escrituras e o Rei Herodes, que as rejeita, temendo a diminuição do seu poder. Mas os Reis Magos estavam determinados em encontrar o novo rei, um Deus Menino de braços abertos com sua mãe e seu pai adotivo, na humildade e na simplicidade de uma manjedoura de Belém (Cf. Mt 2, 1-12).

Quer seguir Jesus? Procure-O nos mais pobres (entenda que o conceito de pobreza é bastante complexo na contemporaneidade), no serviço desinteressado aos outros e que caminhe com Ele na vida de comunidade. A fé será a condição de segui-Lo. Se prestarmos atenção, Deus sempre se manifesta. Os presentes serão a honestidade, o perdão e a solidariedade. É possível então ter esperança na vivência do amor e da fraternidade entre os povos.

“Dicentes: Ubi est, qui natus est, rex Iudaeorum? Vidimus enim stellam eius in oriente et venimus adorare eum” (Cf. Mt 2, 2)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: