ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 3 de janeiro de 2010

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e Dia Mundial da Paz

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia do primeiro dia do ano novo nos coloca diante de duas celebrações importantes: a primeira é a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e a segunda o Dia Mundial da Paz. È muito bom para nós, cristãos, contemplarmos a figura de Maria. Ela que soube responder sim ao projeto de Deus e, desse sim, pôde nos dar o Cristo, que vem ser o Nosso Salvador e Libertador. Ela é a Mãe de Deus, porque se tornou Mãe do Verbo Encarnado.

O mundo contemplou Deus... A terra e o céu se encontraram pela singeleza de uma mulher que foi escolhida e estava cheia de graça. Podemos dizer que Deus é fiel e cumpriu a promessa feita a Abraão. Deus enviou o seu Filho amado (Mc 1, 11). Assim, cremos e professamos que Jesus nasceu da Virgem Maria em um determinado tempo histórico. Pelo Espírito Santo, podemos professar que Jesus é o Senhor, Filho de Deus e podemos chamar Deus de Pai (Cf. Gl 4, 4-7). E nós somos chamados a anunciar Cristo que deixou a Igreja pela fé de Pedro.

Os pobres, na figura dos pastores, foram os primeiros destinatários: visitaram e conheceram o Messias, o Príncipe da Paz. (Cf. Lc 2, 16-21). Iniciamos mais um ano e, neste início, dedicamos ao Dia Mundial da Paz sob o olhar de Maria e a presença de Cristo que nasce sempre no coração dos que desejam e promovem a verdadeira paz, e não aquela paz hipócrita, “que eu não quero seguir admitindo”. Esta paz é fruto da justiça social e do amor sincero e despojado.

O Santo Padre, o Papa Bento XVI, exorta-nos para a harmonia da vida, em uma linda reflexão sobre o tema deste 43º Dia Mundial da Paz - “Se Queres Cultivar A Paz, Protege A Criação”. A paz passa também pela preservação do meio ambiente. Todos nós dependemos da natureza para sobreviver. O Papa nos lembra para o enfrentamento do problema ecológico na perspectiva assustadora que é a degradação do mundo, como a construção de casas em lugares de preservação ambiental. Isso esboça que essa batalha pela preservação da natureza deve se traduzir, principalmente, em uma forte motivação para cultivar a paz.

Todos devemos nos sentir responsáveis pela Terra e viver na busca do entendimento harmônico e da paz que vem do coração transformado pelo espírito cristão e divinamente humano.

Feliz Ano Novo!!!

Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: