ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 16 de janeiro de 2010

A obra que fica

por Wagner Rodrygo Lima Pereira
wagnerrodrygo@hotmail.com

O século XX foi marcado por duas grandes guerras mundiais, por uma guerra fria, por diversos conflitos étnicos e religiosos, dentre vários outros fatos publicados nas páginas dos nossos jornais, além dos não publicados. Mas foi também no século XX que aconteceu a ideia de se criar a Pastoral da Criança. Em 1983, o então diretor-executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), James Grunt, sugeriu a Dom Paulo Evaristo Arns que a Igreja Católica no Brasil organizasse uma ação para combater a mortalidade materna e infantil.

E o hoje Arcebispo Emérito de São Paulo, de batalhas incansáveis e memoráveis durante a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), transferiu a responsabilidade desta missão para Zilda Arns Neumann, médica-pediatra e sanitarista. E ela cumpriu esse trabalho missionário da melhor forma possível. Agora Drª. Zilda passa a ser um ícone para a humanidade. Como Dom Helder Pessoa Câmara (1909-1999), ela não ganhou o Prêmio Nobel da Paz pela Pastoral da Criança, talvez porque acreditasse que o maior prêmio já era as milhares de crianças recuperadas da desnutrição com o mínimo de apoio possível e a máxima doação de voluntários.

O século XXI começa. Termina a sua primeira década com o falecimento repentino, em um terremoto no Haiti, da fundadora da Pastoral da Criança. Fica então para nós, seres humanos sujeitos a fragilidades diversas, o exemplo concreto de serenidade, credibilidade, força, coragem e ousadia de uma médica de 50 anos de carreira, que não são cinco dias.

Já dizia alguém por este mundo afora: palavras são palavras. Palavras bonitas são mais palavras ainda. Mas, com obras, são eternas na mente e no coração das pessoas. A obra de Drª. Zilda fica aqui conosco. Resta a nós preservá-la e mantê-la sempre viva e ativa. Que a nossa fundadora e trabalhadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann, nossa querida mãe, seja acolhida por Deus e por Nossa Senhora na Glória Celestial Eterna. Amém!


Wagner Rodrygo Lima Pereira é um dos participantes da Escola de Formação de Fé e Política da Arquidiocese de Montes Claros, indicado pelo Pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Montes Claros, Padre Antônio Alvimar Sousa. Tem 31 anos de idade. Durante cinco anos, foi Seminarista na Arquidiocese de Belo Horizonte. Wagner Pereira é engajado na Pastoral da Juventude Paroquial. É professor de Filosofia, mas, no momento, atua como assistente de campo do ‘Poupança Jovem’, programa do Governo do Estado de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura Municipal de MOC. É também voluntário da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Montes Claros e da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana. Trabalhará também voluntariamente no 6º Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que acontecerá em MOC de 22 a 25 de julho de 2010.

2 comentários:

Ulysses tropia disse...

Wagner bom texto. Tá sumido

Ulysses tropia disse...

Onde vc está morando