ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Recomeçar com fé é sempre preciso

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Ano Novo não é só mudança de data no calendário e nem ficarmos nas mesmas coisas do Ano Passado. Devemos reavaliar o que valeu a pena, e as outras coisas que fizemos, ou fazem parte da nossa vida ou não; se não têm mais sentido ou não valem a pena ter elas presentes em nós ou em nossa vida, é preciso somente nos livrarmos delas logo. Devemos entender que esses acontecimentos que já não fazem parte da nossa existência, e se continuarem a fazer só atrapalham o nosso crescimento como pessoa, devem ser esquecidos.

Devemos fazer novas coisas que nos dão sentido na nossa vida e que sejam para o nosso progresso pessoal e comunitário. Os novos projetos de vida, os nossos sonhos e os planejamentos que fazemos para o Ano Novo que nasce nos dão a esperança de dias melhores, de um mundo mais humano, de vida para todos que professam que Cristo é o Senhor. Esta esperança rejuvenesce o nosso espírito, nos dá ânimo e nos fortalece nos ideais mais nobres que é o de levar a dignidade de filhos de Deus a todos e que eles possam saber que Deus os ama muito.

A novidade que devemos ter no Ano Novo é que somos responsáveis pelo planeta, pelo meio ambiente, que não podemos degradá-lo com nossas atitudes, poluindo-o, com lixos jogados na rua, materiais que levam anos para ser desintegrados pelo tempo. Cada um deve ver o que pode ser feito para que o meio ambiente e a vida sejam preservados. Uma maneira é usar sacolas recicláveis, de panos ou de outros materiais, que não agridam o meio ambiente.

Cada pessoa deve procurar fazer reciclagem dos materiais que poluem o meio ambiente. Estes, caso não cuidados, trazem prejuízos irreparáveis à Terra, à Humanidade e a todos os seres que povoam este planeta. O cristão é convidado a caminhar o Ano na Igreja que celebra o Mistério Pascal de Cristo e também o culto aos Santos, que são os que viveram a fé, acreditaram nela e deram o testemunho do Cristo Vivo. Muitas vezes, ofereceram a vida e morreram na defesa da fé.

A Igreja tem Maria, a Mãe de Cristo e Nossa, que bondosamente nos leva sempre a Jesus. Ela nos vai ajudar para que, cada propósito que fizemos na passagem do ano, nos impulsione para a verdade, a luz e a paz que Jesus nós dá sempre. Cada agir nosso no tempo presente em que vivemos esteja em sintonia com Deus e com Cristo. Ele é a luz do mundo. Este mundo se abre às novas conquistas que devem ser para o bem da humanidade.

Tudo que há segue para a eternidade e, lá, tudo se culmina porque, lá, está o fim de todas as coisas. Somos amados por Deus e Ele nos acompanha na trajetória que faremos neste ano de 2010, que há pouco tempo foi aberto inaugurou pela humanidade. Não podemos esquecer que Deus é a razão do nosso existir e é Ele quem dá o sentido da nossa vida. Vale a pena ter sonhos, fazer projetos e ter esperança, pois, com Maria, chegamos até Jesus, que é o nosso Libertador e Salvador. Ele é o caminho, a verdade e a vida, e ainda nos pede para entrar na Escola do Discipulado d’Ele que é viver o amor fraternalmente.


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: