ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Lei de Deus é atualíssima

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A humanidade está organizada em sociedade e esta, para que viva em harmonia, precisa de regras, normas e leis. Se todos as seguissem, com certeza a nossa convivência seria harmoniosa e justa. Sabemos que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem. Deus deu tudo para que eles vivessem em paz e comunhão com o seu criador. Mas Deus fez apenas uma proibição, pois sabia que, quando eles a transgredissem, eles pecariam e morreriam. De fato, isto ocorreu (Cf. Gn 1-3).

Deus está sempre presente na história para salvar a criação. Em um determinado tempo histórico, tudo se descontrola - o pecado, as desordens morais e sociais se alastram. Então há o dilúvio. Uma família era fiel e foi convocada para salvar os casais de animais que existiam. Juntamente com eles, a Família de Noé também foi para uma arca. Choveu durante 40 dias e 40 noites. Tudo que era conhecido foi destruído e todos que estavam na barca foram salvos. Quando saíram da barca, Deus fez novamente uma aliança com toda a humanidade (Cf. Gn 6-10).

Mas, a soberba e auto-suficiência fizeram com que a humanidade se confundisse e causasse caos e separação (Cf. Gn 11, 1-8). Deus ama a sua criação e se dispôs a estar sempre com ela. Chama Abraão para formar o seu Povo e Ele seria o seu Deus. Deus fez uma aliança de amor e prosperidade com a humanidade (Cf. Gn 12). Com o decorrer do tempo, os homens e as mulheres vão esquecendo dos seus compromissos e quebram a Aliança com Deus. A consequência foi sofrimento e exílio no Egito, onde o Povo de Deus ficou escravo e a desolação foi completa.

Todos clamavam a Deus. Ele escutou o clamor do seu povo e enviou Moisés para ser o seu libertador. Deus fez muitos prodígios e o povo viu o poder de Deus na libertação do Egito. Para o Povo de Deus ficar junto, Deus dá a Lei a Moisés. Obedecendo-a, a humanidade encontra vida e pode viver em Paz. Deus entrega os mandamentos a Moisés no Monte Sinai. São eles: 1º) Amar a Deus sobre todas as coisas; 2°) Não tomar seu santo nome em vão; 3°) Lembre-se do dia de sábado para a santificação e de guardar o domingo para festas honrosas a Deus; 4°) Honrar pai e mãe; 5°) Não matar; 6°) Não pecar contra a castidade; 7°) Não roubar; 8°) Não levantar falso testemunho; 9°) Não desejar a mulher do próximo; e 10°) Não cobiçar as coisas alheias (Cf. Ex 20, 1-17).

São as leis que Deus nos deixou para saber se estamos seguindo a Sua Vontade e, desta forma, O estamos obedecendo. Se olharmos bem, estas leis são exigências do Amor para com Ele e com o próximo. Desta maneira, a humanidade pode encontrar a fraternidade, a justiça e a paz. Jesus observou e explicou a Lei. Jesus não veio tirar ou modificar os mandamentos, mas lhes dar sentido pleno. Prometeu também: “Quem praticar os mandamentos e os ensinar será considerado grande no Reino do Céu” (Mt 5, 17-20).

Estas são as leis de Deus que devem ser seguidas e ensinadas pelos Cristãos Católicos. Portanto, a Lei de Deus é atualíssima. Os três primeiros se referem aos deveres do homem para com Deus e podem ser resumidos em “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22, 37). Os outros sete mandamentos se referem ao amor ao próximo. E foi resumido assim: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12, 31).

Que cada cristão possa estar sempre em comunhão com Deus e com os irmãos, formando uma família e que, no mundo, realize plenamente o Reino de Deus que Jesus inaugurou com a sua vinda e missão salvadora da humanidade. A terra e o céu se aproximam no amor de Deus infinito, radiando a paz duradoura entre nós.

Consummatio timoris Dei sapientia et sensus (Eclo 21, 13)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: