ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Deus nos chama sempre

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

No dia 07 de fevereiro, foi celebrado o 32° Dia Nacional pela Vida. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, rezou o Ângelus com os numerosos fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. Referindo-se à liturgia do domingo, o Papa recordou três exemplos do chamado divino: o chamado do Profeta Isaías, o episódio evangélico da pesca milagrosa que vê o protagonista Pedro e um trecho da Primeira Carta de São Paulo Apóstolo aos Coríntios.

Nessas três experiências, disse o Papa, vemos como o encontro com Deus leva o homem a reconhecer a própria pobreza, a própria inadequação, o próprio limite. Mas é através dessa fragilidade que o Senhor transforma a vida do homem e o chama a segui-Lo. E acrescentou. “Neste Ano Sacerdotal, rezemos ao Senhor para que envie operários à sua Messe e para que todos aqueles que sentem o convite do Senhor a segui-Lo, após o necessário discernimento, saibam responder-Lhe com generosidade, não confiando nas próprias forças, mas abrindo-se à ação da sua graça”.

“Em particular, convido todos os sacerdotes a reavivarem a sua generosa disponibilidade a responder todos os dias ao chamado do Senhor com a mesma humildade e fé de Isaías, de Pedro e de Paulo”. Estas palavras do Papa nos dão a coragem de seguir mais de perto o Cristo que chama incessantemente operários disponíveis, desapegados e livres para a missão de evangelizar. O mundo carece de pregadores que levam a mensagem genuína de Cristo. Há muitos lugares que precisam que a Palavra de Deus seja difundida, comunicada e testemunhada com a nossa vida.

Somos chamados a ser pescadores de homens, isto é, a levar cada vez mais pessoas para o caminho que Cristo indica que leva à vida plena e abundante. Quem nos qualifica para a missão é o autor do chamado, o próprio Deus que nos interpela e nos preenche da sua graça. Deus sempre nos chama e dá uma missão para que este mundo seja humanizado e divinizado pela presença de Cristo vivo no nosso meio.

Lembramos da célebre frase do nosso saudoso Papa João Paulo II (1978-2005). Não tenhamos medo de abrir as portas do nosso coração a Cristo e de deixá-las escancaradas para que Ele reine na nossa vida. Devemos ter uma experiência pessoal do Mestre e assim nunca mais seremos o mesmo. Ele nos transforma por inteiro, tira tudo em nós que impede de sermos pessoas livres e salvas. Um novo homem e uma nova mulher surgem e transparecem a todos o rosto do Divino Mestre.

O Papa, na sua catequese semanal, nos lembra do fundador da Ordem dos Frades Pregadores. Ele o propôs como modelo de pobreza e consagração à evangelização, afastado dos prestigiosos eclesiásticos. Ele nos fala do grande fundador do século XIII, São Domingos de Gusmão. “Este grande santo nos recorda que, no coração da Igreja, deve arder sempre um fogo missionário que conduz incessantemente a levar o primeiro anúncio do Evangelho e, onde for necessário, a uma nova evangelização”, explicou.

Cristo deve ser o centro de todas as coisas. É Ele quem dá sentido à vida humana e à nossa história. Como o próprio Papa nos lembra. “É Cristo, de fato, o bem mais precioso que os homens e as mulheres de todas as épocas e lugares têm o direito de conhecer e amar!”. Não devemos procurar honrarias e destaques, mas ser servidores da Boa Notícia de Cristo e que ela chegue ao coração do homem e da mulher de todos os tempos, porque vale a pena conhecer, viver e dar testemunho d’Ele.

Para isso, é preciso ter um conhecimento teológico aliado à fé que nunca esmorece, mesmo nas perseguições, sofrimentos e perdas. Jesus caminha sempre conosco, dando coragem e fortaleza em todos os momentos da nossa vida.

Quia omnis, qui se exaltat, humiliabitur; et, qui se humiliat, exaltabitur (Lc 14, 11)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: