ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Apresentação do Senhor e São Brás

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Levou o menino a Jerusalém a fim de O apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor (Lc 2, 22). Era costume da mãe levar o seu filho primogênito para apresentar no templo e também acontecer a purificação da mãe (Cf. Ex 22, 28s; Lv 12,3). Estava no templo Simeão, um homem de vasta idade, e ele profetiza sobre que Ele será sinal de contradição. Isto vai ser percebido na missão de Jesus. Uma espada transpassará no seu coração: de Maria e de Jesus na cruz (Cf. Lc 2, 22-39).

Podemos dizer que na apresentação do Senhor começa o sofrimento de Maria que vai culminar na cruz, onde seu filho, que só fez o bem, foi crucificado e morto. Então a Igreja revive esse acontecimento que é mistério. Esse mistério começa a ser revelado, mostrando a todos nós porque Jesus, o Verbo Encarnado, o Redentor da humanidade, vai mudar a história. Agora é Deus que ilumina o mundo. Podemos com certeza comemorar porque é Deus que está no centro da nossa caminhada.

Em muitos lugares se homenageia Nossa Senhora como Senhora da Luz que apresenta Cristo-Luz. Ela também participara da sua vida e pessoalmente na Paixão de seu Filho Divino (Cf. Lc 2, 35). Nesta apresentação, consagramos todos a Deus os nossos serviços pastorais que levam muitas pessoas ao seguimento de Jesus e até a ingratidão de muitos.

A Igreja revive o mistério da Apresentação de Jesus no templo. Revive com a admiração da Sagrada Família de Nazaré, iluminada pela revelação daquele “Menino Deus” entre nós. Esse Menino, que Maria e José levam com emoção ao Templo, é o Verbo encarnado, o Redentor do Homem e da Mulher e também da História.

Esse acontecimento é comemorado no dia 02 de fevereiro e, nesse dia, lembramos que o lugar foi Jerusalém. Hoje somos também convidados a entrar no Templo e meditar sobre esse Mistério de Cristo, filho unigênito do Pai que, com sua encarnação e sua Páscoa, tornou-se o primogênito da humanidade remida. È costume trazer velas para benzer e acendê-las. Com esses gestos simbólicos, querem nos mostrar que devemos ser vigilantes e servidores de Cristo construindo um mundo de irmãos.

No dia 03 de fevereiro, a Igreja costuma benzer a garganta, que nós acostumamos dizer Bênção de São Brás, para evitar os males da garganta. Esse gesto de pedir a bênção deve ser compreendido como proteção de Deus a nós pela intercessão de São Brás. Só terá sentido isso para nós se cada Cristão assumir na vida da Igreja o seu papel de testemunhar e anunciar Jesus por palavra e pela sua vida.

“Lumen ad revelationem gentium et gloriam plebis tuae Israel.”

“Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.” (Lc 2, 32)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: