ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Evangelizar por todos os meios possíveis

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O cristão é chamado a evangelizar este mundo e a não se conformar com ele. Pelo Batismo, recebemos o dom da fé em Cristo. Somos convocados para agir em conformidade aos valores cristãos. Jesus, vindo ao mundo, mostrou a cada um de nós, com sua a vida, a verdadeira face de Deus. Deus realmente está conosco, e o seu amor é infinito. Ele ama este mundo e tudo que criou. Nada passou despercebido por Deus. Tudo que foi criado é bom.

O mundo carece de boa informação, da boa nova que Jesus trouxe à humanidade e da experiência da bondade de Deus. A cada manhã, Deus já se manifesta a todos e nos dá a oportunidade de realizar obras para o bem comum das pessoas. Ele nos dá os braços e as pernas fortes para agirmos a favor dos que mais precisam. Seguir Jesus é ser seu discípulo. Hoje precisamos de evangelizadores que use todos os meios possíveis para divulgar a mensagem de Cristo. Os meios de comunicação devem estar a serviço da boa informação para que a Palavra de Cristo, como Caminho, Verdade e Vida, seja ouvida por todos.

São Paulo nos exorta na Carta aos Romanos (Cap. 10) que comunicar é a condição para que as pessoas creiam. No século XX, na década de 1970 e depois, surgiu o discurso na Igreja que destaca, através de um de seus documentos, a afirmação de que o sentido dado pela Igreja às comunicações também esclarece de modo extraordinário os meios de comunicação e o papel que eles devem desempenhar, segundo o plano providencial de Deus na promoção do desenvolvimento das pessoas e da sociedade humana.

A Igreja Católica diz que o primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações, que está unificando a humanidade, transformando-a, como se costuma dizer, em aldeia global (Cf. JOÃO PAULO II, Redemptor Missio. Encíclica sobre a validade permanente do mandato missionário, n. 37). Sabe-se que o fenômeno da comunicação social, dada a sua influência na sociedade como um todo, está sendo assumido pela Igreja. A Igreja já tem usado, com sabedoria, os meios de comunicação para transmitir a mensagem do Evangelho.

A compreensão mútua e a boa vontade recíproca desabrocham naturalmente na justiça, na paz, na benevolência, na ajuda mútua, no amor e finalmente na comunhão. É por isso que os meios de comunicação social constituem um dos mais válidos recursos de que o homem pode usar para fomentar o amor e ser fonte de união. A Igreja, através da mensagem do Papa para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que foi apresentada à imprensa na Festa de São Francisco de Sales, Padroeiro das Comunicações Sociais, no âmbito do Ano Sacerdotal, destaca “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra” (Cf. H2Onews - Newsletter 20/01/2010).

“Uma mensagem que há vários anos se interessa pela internet, seus usos e a presença da Igreja neste novo meio de comunicação, como destacou Jean-Francois Mayer, diretor do Instituto Religioscope, cuja sede e escritório se encontram em Friburgo, Suíça. Esse compromisso é de todos, desde o Vaticano até os leigos, passando pelos sacerdotes...”. “Da parte da Igreja Católica, sempre houve um interesse pelos diferentes meios de comunicação social e, por isso, a internet faz parte disso. O que se realizou no âmbito da Igreja Católica é também a publicação de vários documentos importantes que trataram de desenvolver uma reflexão sobre os usos da internet e a sua presença” (Cf. H2Onews - Newsletter 20/01/2010).

Por sua vez, a Igreja, como uma comunidade de fé, ao receber de Jesus a missão de levar a todos a Boa Nova, se vê desafiada a realizar uma comunicação da fé que seja libertadora e de uma mensagem que seja fonte de esperança salvadora utilizando-se também desses meios de comunicação.

“Quia si confitearis in ore tuo: Dominum Iesum! Et in corde tuo credideris quod Deus illum excitavit ex mortuis, salvus eris.” (Rm 10, 9)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: