ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Espírito Santo nos dá a Força

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A humanidade está muitas vezes marcada de violência, ingratidão, egoísmo, injustiça de toda ordem e falta Deus. Muitas pessoas são violentadas nos seus direitos fundamentais que são a vida, a habitação, a educação e o respeito. A infância é maltratada, explorada e atacada por pessoas inescrupulosas que atacam a sua vida. Estas coisas que acontecem nos chocam e nos deixam atônitos. Nesta hora, não podemos desanimar. Jesus nos anima com estas palavras. “Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo, haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33).

Nosso Senhor Jesus Cristo é o Bom Pastor, Aquele que dá a vida por suas ovelhas e, mesmo assim, sendo Ele o Deus e Senhor, padeceu em terríveis aflições, mas permaneceu fiel à vontade do Pai, que era a de Salvar e Libertar a humanidade escrava do pecado. As nossas falhas, os nossos pecados nos deixam infelizes e longe de Deus. Devemos nos voltar para Deus e pedir a sua força que vem do Espírito Santo.

Somos muitas vezes acometidos por aflições e sofrimentos, mas não esquecemos que a graça que vem de Deus nos ajuda a superá-los e as fadigas são amenizadas por Cristo. Como ele mesmo nos diz: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei" (Mt 11, 28).

O Espírito Santo vem em nosso socorro, dando força e coragem até no martírio ou perseguição. O próprio Jesus nos encoraja dizendo. “Quando introduzirem vocês diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiquem preocupados como ou com o que vocês se defenderão, ou que dirão. Pois, nesta hora, o Espírito Santo ensinará o que vocês devem dizer” (Lc 12, 11-12)

Temos coragem, pois Jesus está conosco e caminha com a nossa vida. Que a nossa fé seja sempre fortalecida na sua Palavra e na Eucaristia. Fiquemos firmes nas provações, pois somos testados como ouro no fogo. O importante é que somos amados por Deus. Não tenhamos medo das dificuldades e que a esperança nos encoraje para realizar as boas obras e que neste mundo resplandeçam a justiça e a paz, tão necessárias para que tenhamos vida em abundância.

Desse modo, “o Senhor torna-se refúgio para o oprimido, uma defesa oportuna para os tempos de perigo”. (Sl 9, 10). Assim, somos reconfortados e encorajados a prosseguir, porque é Ele que nos dá o verdadeiro alimento, como podemos confirmar nesta passagem do Evangelista João. “Jesus replicou: Eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6, 35).

Que cada cristão sinta a força do Espírito Santo e que transpareça a presença de Cristo na sua própria vida, onde estiver, para que todos creiam que Deus está na nossa história.

At ille dixit: “Quinimmo beati, qui audiunt verbum Dei et custodiunt!” (Lc 11, 28)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Um comentário:

Diogo disse...

Que texto tão absurdo. Um Deus omnipotente que assiste impávido ao assassínio dos seus filhos.