ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ter um especial cuidado com os doentes

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O cristão é chamado a ser um bom samaritano, a ter um olhar caridoso e solidário com as pessoas que mais sofrem, os doentes. Eles ficam dependentes do carinho, do cuidado e do zelo de quem cuida deles. Jesus sempre teve um olhar compassivo, aliviava as dores, curava e acolhia a cada um que o recorria. Jesus é um Deus presente na dor e no sofrimento do povo. O Papa Bento XVI pede um mundo mais capaz de “acolher e cuidar os doentes como pessoas” e acrescentou que “a medida da humanidade se determina essencialmente na relação com o sofrimento”.

Na Basílica de São Pedro, o Papa Ratzinger, isto é, o Papa Bento XVI celebrou Missa pelo 18º Dia Mundial do Doente e também em memória de Nossa Senhora de Lourdes. As relíquias da pastora francesa Bernardette Soubirous, à qual apareceu Nossa Senhora, em Lourdes, na França, foram colocadas entre o altar e a nave central da Basílica, abarrotada de doentes, muitos em cadeiras de rodas, voluntários, trabalhadores de saúde, organizadores de excursões.

Durante a Homilia, Bento XVI assegurou que a Igreja tem duas missões essenciais: “a evangelização e o cuidado dos doentes de corpo e espírito”. Há 25 anos, o Vaticano decidiu instituir o Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde “para oferecer sua própria contribuição e promover um mundo mais capaz de acolher e cuidar dos doentes”. O Papa teólogo falou de Lourdes, lugar eleito por Maria para manifestar seu maternal cuidado aos doentes e referiu-se ao Magnificat (Canção de Maria), que “não é o canto para aqueles a quem sorri a fortuna, porém é mais o agradecimento de quem conhece os dramas da vida e confia na obra redentora de Deus”.

Assim o Papa nos lembrou dizendo que incidiu no vínculo entre os doentes e os sacerdotes “uma espécie de aliança, de cumplicidade evangélica. Ambos têm o dever: o doente deve chamar os presbíteros e estes devem responder para atrair sobre a doença a presença e a ação do Ressuscitado e do Seu Espírito”. Ao concluir, citou seu antecessor, o Papa João Paulo II (1978-2005) que, em sua carta apostólica, “Salvifici doloris”, escreveu. “Cristo, ao mesmo tempo, ensinou ao homem a fazer o bem com sofrimento e a fazer o bem ao que sofre”.

Estas palavras do Papa nos fortalecem o ânimo de ser um bálsamo na dor de muitos doentes, aliviando os seus sofrimentos, dando coragem e força através da Palavra de Deus, da Eucaristia que os sustente e os impulsiona para enfrentar a doença com serenidade. Na doença, os doentes configuram com Cristo sofredor, que levou a sua cruz ao calvário, para dar vida plena à humanidade.

Ser um conforto na ajuda material ou espiritual para que nada falte aqueles que estão desprovidos da saúde. Que o Deus da vida esteja no caminho de todos e que sempre a fé nos mais preparados diante dos desafios que a doença nos provoca.

“Et ait illi: ‘Propter hunc sermonem vade; exiit daemonium de filia tua’.” (Mc 7, 29)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: