ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 1 de março de 2010

A política é a arte da sabedoria

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A política está inserida na democracia e é a arte de governar para o bem do povo, para o povo e com o povo. O povo precisa de alguém sábio, ético, honesto e que faça o seu trabalho para o bem comum. Que o projeto político seja a favor da vida, da dignidade humana e dos direitos para todos, principalmente dos mais pobres e desvalidados da vida.

Não pode ser uma política assistencialista e populista, mas uma política que promova o homem e a mulher na sua integridade. Platão, grande filósofo do passado, se propôs a delinear como deve ser a política. Então “ele foi o primeiro e talvez o último a sustentar que o estado deve ser governado não pelos mais ricos, os mais ambiciosos ou os mais astutos, mas pelos mais sábios”. Sábio não quer dizer ter vasto conhecimento humano, mas atitude de sabedoria, de justiça no ato de governar.

Há uma necessidade muita grande no mundo que haja homens que dirijam a vida pública como algo precioso, pois os seus atos têm uma consequência para toda a humanidade. Não se pode ter vaidade política, autoritarismo e nem ideologias ultrapassadas que não asseguram a liberdade humana.

Para Platão, o primeiro e fundamental problema da política é que todos os homens acreditam-se capacitados para exercê-la, o que lhe parece um grave equívoco, pois ela resulta de uma arte muito especial. Distingue então três tipos de artes: 1 - aquela que ele chama de auxiliar (que podemos classificar como a de ordem técnica, como o artesanato, a marinhagem, o pastoreio, etc...); 2 - em seguida vem a arte produtora (o plantio, a tecelagem, o comércio, etc...); 3 – e, por último, a arte de saber conduzir os homens, que seria a política propriamente dita, superior a todas as outras.

O político, de modo algum, pode ser autoritário, pois a política é uma arte que o faz agir como agricultor, que espera a hora de planta e colher; como um tecelão, que pega, fio por fio, com maestria até produzir um bom trabalho; como um comerciante, que sabe colocar o seu produto no preço ideal e que atenda a necessidade do cliente e o seu, ao mesmo tempo; como o artesão, que sabe manusear o seu material sem danificá-lo e nem dar prejuízo; como o pastor, que conduz o rebanho a lugar certo e seguro, dando assistência e ajuda.

Por fim, política é conduzir o povo de modo justo, defendo os valores mais nobres da dignidade humana. Por isso, o político deve desenvolver habilidades, tais como saber conduzir o seu projeto de política que leva em conta toda a sociedade que produz e os que mais carecem de ajuda. É encontrar o equilíbrio entre os fortes e os poderosos, e os mais fracos e indefesos.

“Et nos, qui credidimus, novimus caritatem, quam habet Deus in nobis. Deus caritas est; et, qui manet in caritate, in Deo manet, et Deus in eo manet” ( 1 Jo 4, 16)

“Nós reconhecemos o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor” (1 Jo 4, 16)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: