ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cristo é a verdadeira justiça

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A humanidade contemporânea do nosso tempo busca sentido da vida, da justiça e da paz. É uma busca constante. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, nos ensina que “Cristo é a resposta à sede de justiça do homem”. Não há outro caminho alternativo de encontrar a justiça se não Cristo, pois só ele nos dá a rota segura para encontrá-la. Se acolhermos a Palavra de Cristo, narrada nos Evangelhos que trazem esta Boa Nova, transformaremos o homem e a mulher por completo. Esta mudança vem do interior da pessoa, no mais profundo do seu eu, sem nenhuma ressalva, deixando-a livre.

O Papa Bento XVI nos lembra que “o Evangelho de Cristo responde positivamente à sede de justiça do homem, mas de modo inesperado e surpreendente”. Para ser mais preciso, Bento XVI diz que o Filho de Deus “não propõe uma revolução de tipo social e político, mas de amor, que já realizou com a sua Cruz e a sua Ressurreição”. Pensando na Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, o Sumo Pontífice fez votos de que este tempo possa nos liberar da “ilusão da auto-suficiência”, permitindo-nos “reconhecer que temos necessidade de Deus e da sua misericórdia”.

O Papa falou das raízes cristãs da União Europeia. “Os valores cristãos propagados no nosso continente permanecem com fundamentados na força espiritual dos povos e da unidade” do Velho Continente. Com estas palavras de Bento XVI, com certeza não podemos esquecer das raízes cristãs da Europa e nem do Novo Mundo, que são as três Américas. Elas tiveram a marca de Cristo e a Igreja teve um grande papel na difusão da Boa Nova d’Ele.

Cabe a cada um de nós voltar para o Senhor, ser homem e mulher novos e que a Quaresma seja um tempo propício para uma revisão corajosa de vida. Devemos ter coragem de nos despir de todas as coisas que atrapalham de sermos pessoas à imagem de Deus. Vamos então fazer uma faxina espiritual e material, isto é, arrancar do nosso meio superstições, preconceitos, egoísmos, injustiças, desunião, indiferença, descompromisso, etc.

Assim, o homem e a mulher podem encontrar na Escola de Cristo o verdadeiro sentido da sua vida na sociedade construída com base da justiça e na fraternidade. A ganância, a imoralidade, o egoísmo e a injustiça não vão ter vez no nosso meio. O que vai imperar nas relações humanas será o verdadeiro amor, a comunhão, a solidariedade e a partilha em um reino construído nos alicerces seguros que é Cristo, o nosso verdadeiro salvador e libertador da humanidade.

“Si autem in luce ambulemus, sicut ipse est in luce, communionem habemus ad invicem, et sanguis Iesu Filii eius mundat nos ab omni peccato” (1 Jo 1, 7)

“Mas, se caminharmos na luz, como Deus está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1, 7)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Um comentário:

Diogo disse...

«permitindo-nos “reconhecer que temos necessidade de Deus e da sua misericórdia”.»

A misericórdia de Deus está bem patente na quantidade de crianças que morrem diariamente de fome, de doença e de violência.