ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Como deve ser morar na rua?

Maicon Deivison Pinto Tavares
maiconmissionariodapascom@yahoo.com.br

Outro dia, passava pela rua quando, de repente, fui abordado por um morador de rua que me implorou alguns minutos e eu rapidamente sentei perto dele. Ele começou a me contar que estava muito triste com a situação do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) que, segundo ele, negou-se a atendê-lo, o que me trouxe espanto e indignação.

Ele ainda continuou a falar que era morador de rua por opção. Tinha família, mas não queria morar com ela, pois, bebia muito e brigava com suas filhas e, sendo assim, preferiu sair e tentar a vida como catador de material reciclável. Imediatamente, eu falei pra ele procurar a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Montes Claros (Ascamoc) que possui uma certa estrutura para ajudá-lo.

Por sua vez, o andarilho se interessou muito no assunto. Logo passei o contato da assistente social Sônia Gomes de Oliveira que, desde antes da criação da entidade, realiza um trabalho muito bonito com os catadores. Ele me prometeu que ia procurar e tentar mudar de vida, pois estava muito triste e desanimado com a vida que leva. Depois da conversa que tive com esse morador de rua, cheguei em casa e coloquei-me a imaginar como seria a vida de um morador de rua e cheguei à conclusão de que ele tem direito à vida, e isto está previsto na Constituição Brasileira, a nossa lei maior, mas que, infelizmente, as nossas autoridades públicas fazem muito pouco para aplicá-la e transformar a realidade dura e cruel de muitos trabalhadores brasileiros.

Como é que temos coragem de dar o nosso voto de confiança para políticos que dizem ser nossos representantes e que fazem muito pouco para oferecer saúde, educação, moradia, transporte público de qualidade para todos.

Hoje eu sei que, se nós nos reunirmos na fé e na coragem, construiremos um Estado-Verdade que reflita a sociedade brasileira. Não é a sociedade que deve refletir e reproduzir o Estado. Somos contribuintes fiéis, pagamos muitos impostos e recebemos de volta muita insegurança e uma infinidade de ofertas de produtos que preenche momentaneamente o nosso vazio existencial, mas que não é capaz de trazer a paz certa para a nossa vida.

Cristo nos ensina que nós podemos vencer este mal. Não podemos ter medo. O que vale a pena é trabalhar sério e honestamente. Aí vamos ver quem, de fato, pode dominar de maneira correta este nosso País lindo e quase todo destruído e marginalizado.


NOTA: A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Montes Claros pode perder a sua sede no Bairro Vera Cruz, perto do Villefort Atacadista. A Prefeitura Municipal apresenta sinais de que não pretende renovar contrato com a Ascamoc.

Maicon Deivison Pinto Tavares é missionário da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros.

Nenhum comentário: