ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 23 de março de 2010

Ser sacerdote por vocação

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A vocação é um dom que Deus suscita naquele que vai cumprir a missão e de ser mais próximo de Cristo, sendo também outro Cristo para outras pessoas. Jesus é quem faz o chamado e capacita a pessoa através da sua graça santificante. Todo cristão é chamado para ser profeta, rei e sacerdote comum. Alguns têm chamado especial, que é a vocação ministerial. Os sacerdotes são aqueles que recebem o mandato de Cristo através da ordenação sacerdotal para ser a presença deste Cristo que vem a nós pela Palavra e Eucaristia.

O mundo carece de Deus porque o secularismo nos deixa cegos e não enxergarmos a presença de Deus no meio de nós. O sacerdote é o profeta do nosso tempo. Ele nos alerta para não sairmos do caminho do Senhor que traz vida para todos. O Papa Bento XVI nos lembra que a vocação do sacerdote é uma vocação ainda mais preciosa em um mundo que se distancia de Deus. Foi o que reafirmou Bento XVI, no discurso dirigido aos 500 participantes do encontro organizado nestes dias pela Congregação para o Clero.

Há uma grande necessidade de sacerdotes que falem de Deus ao mundo e que apresentem a Deus o mundo, disse o Papa, que ainda nos recordou que os sacerdotes são homens não sujeitos a efêmeros modos culturais, mas capazes de viver autenticamente a liberdade, que somente a certeza da pertença a Deus é capaz de doar. Os nossos limites e as nossas fraquezas, disse ainda o Papa, devem nos levar a viver e preservar com profunda fé tal dom precioso, com o qual Cristo nos configurou a Si, tornando-nos partícipes da sua Missão salvífica.

Estas poucas palavras do Santo Padre nos fazem refletir que o sacerdote é um homem que tem uma missão sublime de conduzir o povo para o caminho seguro que leva ao céu. Esse céu nós conquistamos com a graça de Deus e na convivência com a comunidade cristã. Ele acontece já na terra, quando experimentamos a presença de Deus que nos liberta e salva. Tornamo-nos novas criaturas resgatadas pelo sacrifício de Cristo na Cruz que se doa totalmente para a nossa salvação.

Esse sacrifício é sempre atualizado em todas as nossas missas que participamos. Porque o sacerdote faz acontecer no meio de nós este mistério da Paixão, da Morte, da Ressurreição e da Ascensão de Cristo. Que a graça possa inundar sempre os nossos sacerdotes, que cada cristão seja dócil na escuta da Palavra de Deus e que viva em conformidade com a vontade de Deus.

“Eratis enim sicut oves errantes, sed conversi estis nunc ad pastorem et episcopum animarum vestrarum.” (1 Pd 2, 25)

“Pois, estáveis desgarrados como ovelhas, mas agora retornastes ao Pastor e Supervisor das Vossas Almas.” ( 1 Pd 2, 25)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: