ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 25 de março de 2010

O perdão de Deus mostra seu coração misericordioso

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus é amor e o seu coração é grande que cabe o perdão a toda a humanidade. Ele é infinitamente Bom, e está sempre disposto a nos acolher com carinho, dando o seu perdão. A maior prova de seu perdão é permitir que seu filho único assumisse a nossa culpa morrendo na cruz. A cruz para o cristão é sinal de redenção e salvação da humanidade dada por Cristo.

Jesus para mostrar o coração misericordioso de Deus narra parábola evangélica do “filho pródigo”. Nela nos mostra e “tem o poder de nos falar de Deus, de fazer-nos conhecer a sua face, ou melhor ainda, o seu coração”. Foi o que recordou o Papa Bento XVI ao meditar sobre o Evangelho proposto no quarto Domingo de Quaresma.

Na relação do filho com o pai, explicou o Papa, podemos ler também momentos do caminho do homem na relação com Deus. Há a fase da infância, uma religião movida pela necessidade, pela dependência. Depois, o homem quer deixar essa submissão e se tornar livre, adulto, “pensando inclusive de poder viver sem Deus”. Uma fase, comentou Bento XVI, que pode levar ao ateísmo, “mas também este, não raramente, esconde a exigência de descobrir a verdadeira face de Deus”.

Felizmente, Deus jamais deixa de ser fiel e, mesmo que nós nos afastemos, continua a seguir-nos com o seu amor, perdoando os nossos erros e chamando-nos a Ele. “Somente vivendo o perdão”, concluiu o Papa, “reconhecendo-nos amados de um amor gratuito, entramos finalmente em uma relação realmente filial e livre com Deus”.

Assim conclui que “depois que Jesus nos contou do Pai misericordioso, as coisas não são mais como antes. Agora conhecemos Deus: Ele é o nosso Pai, que por amor nos criou livres e dotados de consciência, que sofre se nos perdemos e fica feliz se regressamos” (artigo tirado H2Onews – Newsletter, 15/03/2010).

Com estas palavras do Papa Bento XVI, nós podemos ver Deus sempre como um Pai que espera o retorno do filho ausente que abandona a vida de família, da comunidade e do mundo. Deus nos quer sempre em família e em comunhão com Ele na sua palavra e na Eucaristia onde seu Filho se dá em alimento do seu corpo e sangue para nós. A nossa vida não pode ser levada de qualquer jeito, pois somos preciosos aos olhos de Deus. Quando a humanidade afasta de Deus, então ela caminha na escuridão do erro e da morte. Se trilhar o caminho da luz, então a humanidade encontra vida e a promove em abundância.

A fraternidade, o amor, a solidariedade e o perdão nos fazem ser filhos amados de Deus que cria um mundo mais justo e de paz para todos. Assim experimentamos na nossa vida o perdão de Deus que mostra o seu coração misericordioso por todos os seus filhos. Deus nos quer sempre com Ele na terra e até um dia eternamente no céu.

“eum autem, qui paulo minus ab angelis minoratus est, videmus Iesum propter passionem mortis gloria et honore coronatum, ut gratia Dei pro omnibus gustaverit mortem” (Hb 2, 9)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: