ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 9 de março de 2010

A tentação deve ser enfrentada sempre

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O cristão é sempre convidado a se reunir em comunidade. Nela as pessoas encontram o sentido da vida e comprometem-se com o Reino de Deus, seguindo Jesus. Este nos convoca a sair do egoísmo, como Ele mesmo nos diz: renuncie a si mesmo, pegue a sua cruz e segue-me. Seguir Jesus é viver os valores do Reino, que é o amor, o perdão, a partilha, a justiça, a solidariedade, etc. (Cf. Mt 10, 38-39).

A liturgia nos ensina como devem ser enfrentadas as tentações deste mundo. Assim seremos pessoas colaboradoras do Reino de Cristo para que Ele aconteça no nosso meio. O Livro do Deuteronômio nos lembra que Deus vem em socorro do seu povo, tirando-o da escravidão que o tolhia a liberdade e que provocava sofrimento e opressão. Levou-o a terras férteis, que produzem alimentos que dão vida.

Por causa disso, devemos ser gratos a Ele e, como o próprio Moisés, nos fala: “Conduziu-nos a este lugar e deu-nos esta terra, uma terra onde corre leite e mel. E agora venho trazer-Vos as primícias dos frutos da terra que me destes, Senhor. Então colocarás diante do Senhor teu Deus as primícias dos frutos da terra e te prostrarás diante do Senhor teu Deus” (Cf. Dt 26, 4-10).

São Paulo nos exorta que devemos confessar com nossas palavras que Jesus é o Senhor e acreditar n’Ele, pois Ele ressuscitou dos mortos e então seremos salvos. Pois, com o coração, acredita-se para obter a justiça e, com a boca, professa-se a fé para alcançar a salvação (Cf. Rom 10, 8-13).

O Evangelista Lucas nos mostra que Jesus foi impelido pelo Espírito Santo para o deserto. Lá, o Mestre ficou 40 dias e foi tentado pelo demônio. É a tentação do ter que não deixa o homem partilhar. É o poder extremo de um que não deixa que o outro participe das decisões políticas de uma nação. É o prazer que ignora o outro e o faz objeto. Jesus venceu todas essas tentações e Ele mesmo nos ensina como enfrentá-las.

Assim, em todas as provocações e tentações do demônio, Ele respondeu, como podemos notar. De transformar pedras em Pão, Jesus respondeu-lhe. “Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’”. De ter todo o reino, mas primeiro deveria prostar diante d’Ele, o demônio. Então Jesus lhe respondeu. “Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’. Ainda o leva no pináculo do Templo e manda a tirar-se de lá, pois os anjos o salvariam da queda. Então Jesus respondeu-lhe: ‘Está mandado: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’” (Cf. Lc 4, 1-13).

Hoje o cristão é tentado neste mundo e, se não for assíduo na Escuta da Palavra, na Oração e na Eucaristia, fraqueja e cai. Devemos saber fazer bom uso do dinheiro, ter coerência na fé, ser solidário com os que precisam da nossa ajuda, ser ético nas nossas relações e viver como filhos de Deus. Assim podemos estar em harmonia, gerando vida e nos convertendo ao Deus que enviou seu Filho único, em um gesto de doação, para nos salvar e nos libertar de todas as armadilhas que nos impedem de ser livres.

“Et, qui non accipit crucem suam et sequitur me, non est me dignus. Qui invenerit animam suam, perdet illam; et, qui perdiderit animam suam propter me, inveniet eam.” (Mt 10, 38-39)

“Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a própria vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.” (Mt 10, 38-39)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: