ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 19 de março de 2010

O sacerdote é homem do serviço e da oração

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja por vocação é missionária. Ela está a serviço do Reino de Deus. Ela aponta o caminho, a direção e o norte para todos os cristãos. A meta é Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida. Chegamos ao Pai pelo Cristo e Ele nos dá força para estar com Ele sempre. São Domingos “nos recorda que no coração da Igreja deve sempre queimar um fogo missionário”. É “Cristo, de fato, o bem mais precioso que os homens e as mulheres de cada tempo e de cada lugar têm o direito de conhecer e de amar”. É o que aconselha o Santo Padre, o Papa Bento XVI.

Sublinhando as qualidades espirituais de São Domingos, nascido na Espanha por volta de 1170, o Sumo Pontífice convidou todos aqueles “que têm um papel de animação e de governo na Igreja” a não ceder à “tentação da carreira e do poder”. “Não buscamos poder, prestígio, estima para nós mesmos”, insistiu o Papa, louvando o exemplo de São Domingos que “falava sempre com Deus e de Deus”. “Na vida dos santos, o amor do Senhor e pelo próximo, a busca da glória de Deus e da salvação das almas caminham sempre juntas”.

Com o pensamento dirigido ao Ano Sacerdotal e à fúlgida figura de São Domingos, o Papa, enfim, convidou seminaristas e sacerdotes a “cultivarem a dimensão cultural da fé”, mergulhando frequentemente na oração. Assim, o sacerdote é um homem do serviço às pessoas que mais precisam, que são os doentes, os pobres, os excluídos e todos aqueles que buscam ter um encontro pessoal com Cristo. O sacerdote deve ser o homem de oração para poder transmitir a mensagem genuína da Salvação trazida por Cristo a toda a humanidade.

A oração nos faz próximos de Deus e nos cristianiza para ser irmãos uns dos outros. O tempo que empregamos no cultivo da amizade com Cristo, na oração pessoal e litúrgica, concretamente na dedicação de um tempo determinado e quotidiano à meditação e na fiel recitação da Liturgia das Horas, é um tempo de atividade autenticamente pastoral. A orientação agora é do Cardeal Dom Cláudio Hummes que anima os sacerdotes brasileiros com aquelas mesmas palavras de São Paulo.

“Estai sempre alegres. Orai continuamente. Em todas as circunstâncias, daí graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, a vosso respeito...”. Este trecho foi tirado da Carta de Dom Cláudio Hummes que pode ser lida, na integra, no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - www.cnbb.org.br/site/images/stories/arquivos/mensagemcongclero13enp.pdf.

Deus quer fazer morada em nós. Portanto, não podemos ter medo de estar com Ele sempre e em todos os lugares. Assim o amor reinará, a partilha será uma realidade entre nós e a solidariedade fará de nós pessoas mais humanas.

“Ipse autem Deus pacis sanctificet vos per omnia, et integer spiritus vester et anima et corpus sine querela in adventu Domini nostri Iesu Christi servetur.” ( 1 Ts 5, 23)

“Que o próprio Deus da paz vos santifique inteiramente, e que todo o vosso ser - o espírito, a alma e o corpo - seja guardado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!” (1 Tes 5, 23)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: