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terça-feira, 16 de março de 2010

"A mais barata de Minas Gerais"

Antes das eleições, o discurso é um. “No transporte coletivo, vamos fazer lá uma auditoria para conhecer aquilo que existe hoje porque nós suspeitamos que o poder público municipal não está administrando o sistema, não está exercendo o papel de fiscalizador e, com isso, a qualidade do serviço caiu muito e também as passagens de ônibus subiram muito de preço. Quando fui prefeito até 12 anos atrás, a passagem de ônibus lá era a mais barata de Minas Gerais. Hoje é uma das mais caras. Então a população tem pago muito caro pelo serviço do transporte coletivo da cidade", afirmava Luiz Tadeu Leite (PMDB) durante o período eleitoral de 2008.

Prefeito de Montes Claros pela terceira vez, o peemedebista mudou de opinião. Em 13 de abril de 2009, mandou subir o vale transporte de R$ 1,55 para R$ 1,90. E há indicações de que a passagem do lotação em MOC aumentará este ano para R$ 2,40 e fará chorar o bolso do contribuinte do município mais uma vez. Em Comunidade de Orkut, Sidinei faz uma análise muito consistente e real sobre a situação social de Montes Claros e, mais especificamente, a respeito do transporte coletivo e do recente Projeto “Integração”.

“Alguém que se diz povão, deveria muito bem saber que a maioria das pessoas na cidade não dispõe de carro ou moto e que depende do transporte coletivo para se deslocar até o trabalho e que, com este aumento absurdo do preço das passagens do transporte coletivo, inúmeras destas pessoas mais simples, com certeza, tiveram uma piora significativa na sua qualidade de vida”, afirma Sidinei. “Bom, dizem que o que já é muito ruim não tem como piorar, mas este ditado parece que não vale muito para o caso do transporte coletivo aqui em Montes Claros”, acrescenta.

Diminuição nas linhas de ônibus e aumento no tempo de espera

“Novamente a atual administração conseguiu tornar um pouco pior a vida das pessoas que moram na periferia implantando o tal do sistema de integração. Como sempre acontece nas administrações do sr. Tadeu, as coisas parecem ser feitas na base do improviso e esta mudança no transporte coletivo não foi diferente”, prossegue Sidinei o seu relato. “Tomo como exemplo minha situação: eu, antes, próximo da minha casa, tinha disponível cinco linhas de ônibus e assim o máximo que eu esperava o ônibus para ir para o meu trabalho era algo em torno de 10 minutos. Com esta mudança hoje, às vezes, fico até 40 minutos no ponto e sem a garantia de que conseguirei pegar um ônibus para chegar no horário do meu trabalho”, protesta e compara o preço do vale-transporte em MOC com uma das maiores cidades do mundo.

“O preço do transporte coletivo aqui em Montes Claros é tão desproporcional que vou usar como exemplo a maior cidade do país para fazer uma comparação (estive em São Paulo há um mês e o bairro que tomei como exemplo é onde meu irmão mora). Em São Paulo, o preço do ônibus é R$ 2,70. Então se você pega um ônibus na extrema periferia da cidade (Jardim Educandário - divisa com Taboão da Serra), você vai andar mais ou menos uns 25 km para chegar no Vale do Anhangabaú, que fica bem no centro da cidade. Ou seja, o usuário paga R$ 0,108 por quilômetro rodado na maior cidade do país”.

“Aqui, em Montes Claros, o preço do ônibus é R$ 1,90. Se você pega um ônibus, por exemplo, no Bairro Olga Benário, vai andar aproximadamente 7 km para chegar na Praça Doutor Carlos, ou seja, o usuário vai pagar aproximadamente R$ 0,271 por quilômetro rodado aqui em nossa cidade. Fazendo a conta, pode-se perceber que aqui em Montes Claros pagamos uma tarifa aproximadamente 2,5 mais cara do que a tarifa paga pelos usuários do transporte coletivo em São Paulo que é muito, mas muito maior mesmo do que Montes Claros”. São Paulo tem 10 milhões de pessoas. MOC cerca de 366 mil habitantes.

"Muito caro"

“Se este valor abusivo fosse compensado com um transporte coletivo de qualidade onde o usuário não precisasse esperar muito tempo nos pontos, não pegasse ônibus entupidos de gente nos horários de pico e um salário decente para os trabalhadores destas duas empresas que têm o monopólio deste serviço há mais de 30 anos, eu poderia até dizer que vale a pena pagar estes R$ 1,90. Mas, com esta qualidade que vemos hoje, penso que, se a gente pagasse 2,5 vezes a menos o que pagamos hoje, ainda assim este transporte coletivo seria muito caro”, é a opinião de Sidinei.

Montes Claros que eu Amo
www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=490531

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