ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 29 de março de 2010

A Igreja tem profetas

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Palavra de Deus deve ser proclamada oportuna e inoportunamente (Cf. 2 Tm 4, 2). Isto quer dizer que deve ser sempre anunciada a todo o Povo de Deus. Este precisa de pessoas que anunciem esta Boa Notícia: Deus ama toda a humanidade. Estas pessoas são os Profetas. A liturgia nos apresenta dois Profetas que sentiram na própria carne a rejeição e o desprezo, porque eles foram fiéis à missão cristã.

No Livro de Jeremias, é narrado o seu chamado a ser “Profetas das Nações”, embora, em um primeiro momento, ele tentou recusar e fala que era apenas uma criança (...), mas Deus não desiste dele e diz. “Antes de te formar no ventre materno, eu te conhecia; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz Profeta das Nações. Não tenhas medo. Não conseguirão te vencer. Estarei contigo para te livrar" (Cf. Jr 1, 4-5.17-19).

O Profeta é alguém consagrado por Deus. Este o capacita e envia-o para dizer que Deus tem um projeto de salvação. Esse enviado por Deus também tem a missão de denunciar toda injustiça, os desvios da verdade, os abusos de poder e tudo aquilo que tira a liberdade do homem e da mulher. O profeta é sinal de sofrimento, de solidão, de risco, mas também de esperança, de paz. A sua missão é mostrar que Deus está atento e caminha na nossa história humana.

O Evangelho de Lucas apresenta o Profeta Jesus. Ele está na sua terra de Nazaré. Lá, Ele é rejeitado pelos seus conterrâneos e até pelos seus próprios parentes. Então, o próprio Jesus fala. "Nenhum profeta é bem recebido na sua terra" (Lc 4, 24). Eles não conheceram quem era Jesus, viram n’Ele apenas o filho do carpinteiro José. Não tiveram a experiência profunda da Fé de acreditar no que Ele falou: hoje se cumpriu esta escritura.

Isto é a passagem do Profeta Isaías, que ele acabara de ler. Jesus quer estar em nossa vida, mas, para aderir ao seu projeto, precisamos estar com Ele, ouvindo sua Palavra, comprometendo-a com a nossa vida. Jesus não age para fazer um espetáculo, mas quer mostrar que é solidário aos que mais precisam e que não têm vez na sociedade moderna de consumo e egoísta do nosso tempo.

Nesta cidade, Jesus não faz nenhum milagre porque eles são insensíveis em acreditar que Jesus é Filho de Deus. Em outros lugares, Jesus manifestou o seu poder porque acreditaram que Ele era enviado para fazer a vontade de seu Pai. Jesus lembra que, no passado, diante dessa incredulidade de então, Ele nos recorda Elias e Eliseu, que realizaram prodígios entre estrangeiros que acreditaram neles (Cf. Lc 4, 21-30).

A reação deles é rápida e violenta: rejeitam Jesus e tentam matá-lo, jogando-o num precipício... mas Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho (Cf. Lc 4, 29-30). Cada cristão é chamado a ser profeta no mundo de hoje, e o que o credencia é a graça que vem de Deus, dando-lhe força e coragem, mesmo na perseguição e rejeição. São Paulo nos lembra que o amor é a condição de ser discípulo de Cristo, porque ele nos transforma, nos faz humildes e solidários aos que mais sofrem em nossa sociedade. Só o amor dá sentido à vida e à experiência cristã (Cf. 1 Cor 12, 31; 13, 13).

O Profeta deve “deixar-se guiar pelo Amor” e nunca pelo próprio interesse. O verdadeiro profeta é aquele que faz uma profunda experiência do amor de Deus em sua vida. Nós seguimos Jesus porque Ele é nosso salvador e nos faz compreender que somos amados por Ele. Em todos os momentos, Ele está conosco e nos anima a trabalhar a favor do seu reino de justiça, paz e liberdade para todos.

“Ait autem: Amen dico vobis: Nemo propheta acceptus est in patria sua.” (Lc 4, 24)

“Nenhum profeta é bem recebido na sua terra." (Lc 4, 24)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: