ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 28 de março de 2010

Solenidade da Anunciação do Senhor

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Na última quinta-feira, 25 de março, toda a Igreja celebrou a Solenidade da Anunciação do Senhor. O Mensageiro de Deus vai até a casa onde Maria morava. Ele era portador da proposta de Deus a ela. Esta estava aberta à graça de Deus. Ouviu atentamente tudo o que Deus propunha. Tentava entender este mistério e perguntou ao Anjo como que isto aconteceria. O Anjo respondeu. “O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Cf. Lc 1, 26-38).

Quando Deus decidiu se tornar homem no seu Filho, ele precisava do “sim” de uma criatura livre. Deus não age contra nossa liberdade. E sucede uma coisa verdadeiramente extraordinária. Deus se faz dependente da liberdade, do “sim” de uma criatura e espera este “sim”. São Bernardo de Claraval, em uma de suas homilias, explicou de modo comovente este momento decisivo da história universal, quando o céu, a terra e o próprio Deus esperam a palavra desta criatura, ressaltava o Santo Padre, o Papa Bento XVI em 12 de agosto de 2010.

A coragem de Maria vai nos ensinar que devemos estar prontos para Deus. Ela soube ouvir e ver os sinais que vêm do Deus Altíssimo. Não vacilou em responder a Deus quando Ele fez uma grande proposta dela ser a Mãe do Salvador. Desse modo, o Verbo de Deus se encarna e vai habitar conosco, ensinado o bom caminho e regatando-nos novamente para a Eternidade.

“Spiritus Sanctus superveniet in te, et virtus Altissimi obumbrabit tibi: ideoque et quod nascetur sanctum, vocabitur Filius Dei.” (Lc 1, 35)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Um comentário:

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...

ressaltava o Santo Padre, o Papa Bento XVI em 12 de agosto de 2010.
lê-se: ressaltava o Santo Padre, o Papa Bento XVI em 12 de agosto de 2009.
teologo Jose Benedito Schumann Cunha