ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Jesus dá sentido ao caminhar da Igreja

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja é um organismo vivo que tem como cabeça Cristo e o povo de Deus como seus membros. Ela tem a missão de guardar a Fé e defendê-la dos desvios. O chefe da Igreja na terra é Pedro, que teve a missão de guiá-la por Cristo. Hoje para nós Pedro é Bento XVI. A Igreja é visível na comunhão de todos os que nascem de novo e participam da vida de Cristo e, consequentemente, estão unidos uns aos outros pelo Espírito-Santo. É uma simples comunhão de pessoas sem caráter de instituição humana. Então a Igreja não é uma instituição simplesmente, mas uma unidade viva e divina.

Podemos dar alguns títulos para a Igreja que vai reforçar o seu significado para nós: Um Rebanho (João 10, 16); Lavoura de Deus (1 Cor 3, 9); Edifício de Deus (1 Cor 3, 9); O Templo de Deus (1 Cor 3, 16); Corpo de Cristo (Ef 1, 22-23); Um Novo Homem (Ef 2, 15); Morada de Deus (Ef 2, 22); Casa de Deus (1 Tm 3, 15); A Coluna e Firmeza da Verdade (1 Tm 3, 5); A Noiva de Cristo (Ef 5, 25-27; 2 Cor 11, 2).

Desse modo, o que vai dar sentido ao agir da Igreja é Cristo, como pode se notar que “somente Jesus” é tudo aquilo que é dado à Igreja de todos os tempos, é o que satisfaz o caminhar da Igreja. Foi o que disse o Papa Bento XVI em uma manhã de domingo, antes da oração do Ângelus, na Praça São Pedro, analisando o episódio evangélico da Transfiguração de Jesus, que domina a liturgia do segundo domingo de Quaresma.

Ele é a única voz a se ouvir, explicou Bento XVI, o único que, subindo rumo a Jerusalém, doará a vida. É belo se comprazer como Pedro das consolações do Senhor, acrescentou o Papa… Mas a Transfiguração nos recorda que as alegrias semeadas por Deus na vida não são pontos de chegada, mas são luzes que Ele nos doa na peregrinação terrena para que "somente Jesus" seja a nossa Lei e a sua Palavra seja o critério que guia a nossa existência.

Com estas palavras do Papa, nós podemos dizer que caminhamos com Cristo juntos com todo o povo de Deus para se transfigurar em criaturas novas, onde a pessoa humana é restaurada por inteiro. Essa transformação molda o nosso coração ao de Cristo, o Bom Pastor que nos conduz a um caminho seguro que leva ao Pai. Desse modo, praticamos a justiça, a fraternidade e o bem comum entre todos. Ninguém fica excluído e todos se tornam irmãos.

“Et alias oves habeo, quae non sunt ex hoc ovili, et illas oportet me adducere, et vocem meam audient et fient unus grex, unus pastor.” (Jo 10, 16)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: