ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 3 de março de 2010

A vida deve ser protegida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A vida humana é um dom que recebemos de Deus. Ela deve ser sempre protegida e respeitada por todas as pessoas. Deve haver uma política de garantia e proteção à vida desde a sua concepção e durante toda a vida que a pessoa viver. Não se justifica interrupção da vida por nenhum motivo. Deve sempre dar qualidade de vida às pessoas que sofrem e às que mais precisam.

Os direitos que garantem a dignidade da pessoa humana devem ser reconhecidos e aplicados durante a vida no seu natural desenvolvimento e nos estágios de maior fraqueza. Foi o que reafirmou o Santo Padre, o Papa Bento XVI, em discurso à Pontifícia Academia para a Vida. A vida humana, sublinhou Bento XVI, não deve ser objeto submetido ao arbítrio do mais forte e, quando se trata de âmbitos relativos ao ser humano, os cientistas não podem jamais pensar de ter entre as mãos somente a matéria inanimada e manipulável.

A lei natural, que a Igreja reafirma, é uma barreira a eventuais legislações estatais que lesam a dignidade da vida. Assim, a Igreja, na voz do Papa, nos orienta que a lei natural permite ir além das diferenças, porque afirma a existência de uma ordem impressa na natureza pelo Criador e reconhecida como instância de verdadeiro juízo ético racional para perseguir o bem e evitar o mal.

Desse modo, os cristãos devem imprimir no seu coração a caridade que tudo faz para que a dignidade da vida seja respeitada na sua integridade e que sejam respeitados todos os seus direitos humanos. Assim, nós temos o dever de ser guardiões da vida em todos os seus estágios e que ela não seja desrespeitada nunca.

A vida humana não é uma coisa que se pode jogar fora ou descartar, mas deve ser valorizada, defendida e ajudada para que seja, de fato, considerada um bem maior da humanidade. Se quisermos uma sociedade justa e desenvolvida, devemos colocar a vida como prioridade de toda ação humana.

Uma sociedade que guarda, preserva e deixa viver a pessoa desde a sua concepção até o envelhecer com qualidade até a morte natural se torna colaboradora da ação de Deus na história da humanidade. Não temos o direito de interromper a vida de ninguém. Jesus nos deixou um legado que nos anima na defesa da vida quando Ele nos diz.

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10, 10)

"Fur non venit, nisi ut furetur et mactet et perdat; ego veni, ut vitam habeant et abundantius habeant." (Jo 10, 10)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: