ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Meios de comunicação, novas tecnologias, relações humanas e Campanha da Fraternidade Ecumênica

por Maicon Deivison Pinto Tavares
maiconmissionariodapascom@yahoo.com.br

A cada dia que passa, estamos nos tornando mais e mais dependentes de aparelhos de celular, coisa que não é boa. Ao passar do tempo, todos gostam de trocar de celular, mas sabemos que essa não é uma boa alternativa para nós, pois só estamos contribuindo para um capitalismo cruel.

Vai chegar o dia em que ninguém mais vai encontrar presencialmente com alguém. Tudo será resolvido através de telefones celulares ou fixos, ou por e-mails. Acredito piamente que antigamente, quando não existia isso, as pessoas eram mais felizes. Existe caso de presos que vendem drogas por telefones de dentro dos presídios. É o sistema capitalista que contribui até para a organização do tráfico de drogas. Basta ter dinheiro. E isso o tráfico tem. E muito.

As pessoas podem argumentar que a tecnologia é boa. Mas, quando ela é viciante e estressante, o bom deve ser questionado. Temos que preparar as nossas almas muito bem nesta Quaresma, que começará no próximo dia 17, Quarta-Feira de Cinzas e Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2010. O tema da CF deste ano é “Economia e Vida” e vem nos alertar para uma imediata conversão de coração e de alma.

A todos e a todas, eu desejo muita paz do Emanuel. Que possamos pensar seriamente e sem hipocrisia no lema da CFE - “Você não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24).


Maicon Deivison Pinto Tavares é missionário da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros e coordenador da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Rita de Cásssia de Montes Claros.

Nenhum comentário: