ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Com Jesus, temos vida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A vida é um dom precioso que devemos defender. Desde a concepção, já existe a vida e ela deve ser protegida. Deus nos faz criaturas e nos cria à sua imagem e semelhança (Cf. Gn 1, 27). Nada pode ser substituído no lugar da vida. A criança vem ao mundo gerado pelo amor do casal. O pai e a mãe têm um dever muito grande de defender esta vida, dando carinho, alimento, cuidados especiais e muito amor. Deve proporcionar um ambiente cristão, pois, com Jesus, temos vida e aprendemos a valorizá-la.

É uma necessidade para cada pessoa estar em união com Cristo, pois é Ele quem nos conduz ao caminho que leva à verdadeira vida. Jesus se compara a uma árvore. Ele é o tronco e nós os ramos. Se estivermos ligados a Ele, temos vida e se estivermos fora d’Ele, distante do tronco, nós nos definhamos e secamos (Cf. Jo 15, 1-6).

Jesus nos ensina que, com Ele, temos vida em abundância (Cf. Jo 10, 10) e nos dá o pão que sempre mata a fome (Cf. Jo 6, 30-36). Este pão é o seu corpo que recebemos na comunhão. Ele nos alimenta e nos dá a força para sermos, de fato, cristãos.

Não podemos, de modo algum estar longe d’Ele, porque só Ele tem a Palavra da Vida Eterna (Cf. Jo 6, 68). Os barulhos e os ruídos da vida moderna, muitas vezes, nos deixam surdos e não nos permitem fazer a experiência de Cristo na vida. Perdemos tempos em futilidades, gastamos nossas energias em coisas perecíveis e que não trazem a verdadeira felicidade.

Jesus nos orienta e mostra o caminho do céu. Estamos na terra como passageiros que têm um destino certo que é a casa do Pai, onde Ele está à sua direita. O mundo precisa conhecer esse Deus que vem ao nosso encontro todos os dias. Ele nos dá a lição, ensina-nos que a vida se realiza na simplicidade, no amor e no compromisso com o outro.

Temos que ser responsáveis pelas pessoas e pelo mundo. Se melhorarmos como pessoa, com certeza, o lugar onde nos situamos se torna bom. A nossa ação transfigura o ambiente e a vida acontece. A cultura da morte não pode prevalecer se tivermos a coragem de ser mais humanos, éticos, irmãos, solidários e comprometidos com a vida.

A coragem de sermos defensores da vida vem de Jesus, que deu exemplo de despojamento, entregando-se na cruz. Ó cruz bendita, nela encontramos o sinal da vida. Que este sinal nunca se apague entre nós, pois a cruz de Cristo se solidariza com todos e, em especial, com os pobres e sofredores.

Ela nos direciona para o túmulo vazio onde Jesus ressurgiu glorioso da morte. A morte não é vitoriosa, porque a vida é a grande vencedora. E que cada cristão possa compreender que esta vida passageira está na vida que nunca acaba. Como o próprio Cristo nos exorta: quem crer em mim, mesmo que estiver morto, ressurgirá para a eternidade feliz no Céu (Cf. Jo 11, 25-26). O reino de Deus começa a ser construído na terra, porque Ele está no meio de nós (Cf. Lc 17, 21) e tem a sua plenitude na eternidade com Deus.

Dixit ei Iesus: “Ego sum resurrectio et vita. Qui credit in me, etsi mortuus fuerit, vivet; et omnis, qui vivit et credit in me, non morietur in aeternum. Credis hoc?”. (Jo 11, 25-26)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: