ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 28 de junho de 2011

“Aborto não resolve nada, mata a criança e destrói a mulher”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A vida é o maior dom que Deus deu a cada um de nós. Se não fosse a graça de Deus dada à mulher, ela não poderia gerar uma ou várias vidas dentro dela. Há também a possibilidade de nascimento de gêmeos. A criança nasce, desenvolve-se, cresce e envelhece. E é na família que aprendemos tudo para nossa própria dignidade e desenvolvimento. Por isso, os pais e toda a sociedade devem fazer de tudo para que sempre se defenda a vida, desde o ventre até a morte natural. A vida não pode ser desvalorizada por modismos ou por uma cultura hedonista que não leva em conta o outro. Cada pessoa deve fazer o bem a todas as coisas e gerar vida em abundância. Não podemos entrar nos modismos de um mudo que, por um lado, avança extraordinariamente e, por outro, degrada valores morais, cristãos, éticos, políticos, humanos e sociais.

O papa alerta. “Abri-vos com humildade e confiança ao arrependimento. O Pai de toda a misericórdia espera-vos”. O papa Bento XVI recebeu em audiência os participantes da 17ª Assembleia Anual da Pontifícia Academia para a Vida na manhã deste sábado, 26, na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano. Os temas dos debates da Academia, que iniciaram no dia 24, foram as consequências do aborto e da utilização de bancos para conservação de cordão umbilical. "O aborto não resolve nada, mas mata a criança, destrói a mulher e cega a consciência do pai da criança, arruinando, frequentemente, a vida familiar", disse o pontífice (www.cancaonova.com).

Bento XVI recordou também a importante função dos médicos em defender do engano as mulheres que pensam encontrar no aborto a solução para os conflitos familiares. "Tal tarefa, todavia, não diz respeito somente à profissão médica e aos agentes de saúde. É necessário que a sociedade toda se coloque em defesa do direito à vida do concebido e do verdadeiro bem da mulher, que nunca, em nenhuma circunstância, poderá se realizar na escolha do aborto", exclamou. Quanto às mulheres que já tenham recorrido à prática e que agora experimentam um drama moral e existencial, o papa salientou que é preciso oferecer apoio psicológico e espiritual para uma recuperação plena. "A solidariedade da comunidade cristã não pode renunciar a esse tipo de co-responsabilidade", disse (www.cancaonova.com).

Com relação à temática da síndrome pós-abortiva, o grave desconforto psíquico experimentado frequentemente pelas mulheres que recorrem ao aborto voluntariamente, o santo padre explicou que isso "revela a voz insuprimível da consciência moral e a ferida gravíssima que ela sofre cada vez que a ação humana atraiçoa a inata vocação do ser humano ao bem". Nessa perspectiva, o sucessor de Pedro definiu consciência moral como uma prerrogativa não apenas dos cristãos ou dos fiéis, mas como algo que acomuna todo o ser humano e ajuda a discernir objetivamente o bem do mal nas diversas situações da existência, para que o homem possa orientar-se ao bem. "Na consciência moral, Deus fala a cada um e convida a defender a vida humana em todo momento. Nesse vínculo moral com o Criador está a dignidade profunda da consciência moral e a razão da sua inviolabilidade", indicou (www.cancaonova.com).

No que diz respeito à utilização dos bancos de cordão umbilical a título clínico e de pesquisa, o pontífice recordou que a pesquisa médico-científica "é um valor e, portanto, um compromisso, não somente para os pesquisadores, mas para toda a comunidade civil". Daí surge a necessidade de se promoverem pesquisas eticamente válidas e destinadas a promover o bem comum. O papa citou o caso do emprego de células estaminais provenientes do cordão umbilical como um exemplo. "Trata-se de aplicações clínicas importantes e de pesquisas promissoras no plano científico, mas que, na sua realização, muito dependem da generosidade na doação do sangue cordonal no momento do parto e da adequação das estruturas, para fomentar a vontade de doação por parte das grávidas" (www.cancaonova.com).

Quanto ao crescente aumento no número de bancos privados para a conservação do sangue cordonal apenas para uso pessoal, o bispo de Roma apontou que tal opção, "além de ser privada de uma real superioridade científica com relação à doação cordonal, debilita o genuíno espírito de solidariedade que deve constantemente animar a pesquisa daquele bem comum ao qual, em última análise, a ciência e a pesquisa médica tendem" (www.cancaonova.com).

Orientados pelo nosso papa, podemos dizer que a vida é importante e mais ainda devemos sempre ser porta-vozes da defesa da vida. Só uma sociedade justa e fraterna consegue desenvolver eticamente e moralmente as suas ações para o progresso da ciência em favor da pessoa humana.

Que o Deus da Vida oriente a todos e que as pessoas possam ter coragem de dizer não ao aborto e defender a vida como prioridade para que haja uma civilização para o amor.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 27 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br

Um comentário:

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha disse...

"Não podemos entrar nos modismos de um mudo que, por um lado, avança extraordinariamente e, por outro, degrada valores morais, cristãos, éticos, políticos, humanos e sociais".

corrigindo:Não podemos entrar nos modismos de um mundo que, por um lado, avança extraordinariamente e, por outro, degrada valores morais, cristãos, éticos, políticos, humanos e sociais.
Bel. Jose Benedito Schumann Cunha