ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 26 de junho de 2011

É Jesus quem deve ser anunciado; e não nós

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O Batismo nos fez filhos de Deus e membros da Igreja de Cristo. Nela aprendemos a viver em comunidade e ser participante em alguma atividade pastoral. Há muitos trabalhos e outros que vão surgindo de acordo com as necessidades do tempo presente. Há muitos que são excluídos, estão à margem de serviços de saúde, da educação e de moradia. Há muitos que estão passando fome e não têm o mínimo de pão e água que matam a sede e a fome do povo sofrido.

Jesus veio não só para ser adorado, mas para ser sinal do amor de Deus que se faz na partilha, nas curas e no amor-perdão que Ele fez e faz até hoje para nós. Ele quer que assumamos a sua pessoa na nossa vida, sendo coerente e fazendo o bem a todos sem exigir nada em troca e nem privilégios. Somos chamados pelo nome e é Ele quem nos dá a entidade e missão neste mundo.

Segue o Evangelho deste dia (24/06):

“Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas, tomando a palavra, a mãe disse: ‘Não! Há de se chamar João’. Disseram-lhe: ‘Não há ninguém na tua família que tenha esse nome’. Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. Pedindo uma placa, o pai escreveu: ‘O seu nome é João’. E todos se admiraram. Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus. O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles fatos. Quantos os ouviam, retinham-nos na memória e diziam para si próprios: ‘Quem virá a ser este menino?’. Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se e vivia em lugares desertos, até ao dia da sua apresentação a Israel.”



Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja (Sermão 289, 3º para a Natividade de João Baptista)

“Ele é que deve crescer, e eu diminuir” (Jo 3, 30). O maior dos homens foi enviado para dar testemunho d'Aquele que era mais que um homem. Com efeito, quando aquele que ‘é o maior de entre os nascidos de mulher’ (cf. Mt 11, 11) diz: ‘Eu não sou o Messias’ (Jo 1, 20) e se humilha face a Cristo, temos de entender que há em Cristo mais que um homem. [...] ‘Sim, todos nós participamos da Sua plenitude, recebendo graça sobre graça’ (Jo 1, 16). Que quer dizer ‘todos nós’? Quer dizer os patriarcas, os profetas e os santos apóstolos, aqueles que precederam a Encarnação ou que foram enviados depois pelo próprio Verbo encarnado, ‘todos nós participamos da Sua plenitude’. Nós somos recipientes, ele é a fonte. Portanto [...], João é homem, Cristo é Deus: é preciso que o homem se humilhe, para que Deus seja exaltado.

Foi para ensinar o homem a humilhar-se que João nasceu no dia a partir do qual os dias começam a decrescer; para nos mostrar que Deus deve ser exaltado, Jesus Cristo nasceu no dia em que os dias começam a aumentar. Há aqui um ensinamento profundamente misterioso. Nós celebramos a natividade de João como celebramos a de Cristo, porque essa natividade está cheia de mistério. De que mistério? Do mistério da nossa grandeza. Diminuamo-nos em nós próprios para podermos crescer em Deus; humilhemo-nos na nossa baixeza, para sermos exaltados na Sua grandeza”.

Assim, ao refletir o Evangelho de São João e ler a reflexão de Santo Agostinho, podemos dizer que a nossa missão de evangelizadores deve estar configurada em Cristo. É Ele quem deve ser anunciado, com coragem, sem nenhum medo, pois Jesus não é obstáculo para a nossa vida, mas é o Pastor que nos orienta e nos salva. Jesus nos abre os olhos e o coração para as necessidades das pessoas. Com Ele, nós aprendemos a ser humano e a abrir os nossos tesouros que cada um carrega na sua vida.

São dons e talentos que são para o serviço do bem comum. Oxalá que todos possam colocar na mesa as ofertas que tornam a vida boa todos e para os outros. Assim, o coração se abre e se faz presente na nossa vida e na do nosso irmão, sendo que Cristo se visualiza na nossa vida e no nosso agir diário.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 24 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.arautosdoevangelho.com.br

Nenhum comentário: